sábado, 23 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Batalhão do Corpo de Bombeiros de São Félix do Xingu completa um mês de atuação

Com um mês em operação, a primeira unidade dos bombeiros no município também conta com novos veículos e equipamentos para as mais diversas missões, aumentando a cobertura do CBMPA e os serviços prestados pela corporação na região Sul do Pará
O grupamento foi inaugurado no dia 5 de julho deste ano e, em apenas um mês, já começou a assegurar serviços que antes precisavam vir de outros municípios (Foto: Marco Santos / Agência Pará)

O 31º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, em São Félix do Xingu, completou um mês em operação. Desde então, as equipes já atuaram no resgate e salvamento de pessoas e animais, no combate a incêndios, vistorias técnicas, atividades preventivas e operações aquáticas no veraneio. É o primeiro grupamento do município, aumentando a área de cobertura da corporação na região Sul do Pará, principalmente na área da PA-279.

Ter um grupamento do CBMPA era um sonho antigo para São Félix do Xingu, o 3º maior município do Pará e o 6º maior do Brasil, em extensão territorial. Por isso, o quartel do 31º batalhão conta com estruturas atuais e atendendo a vários critérios técnicos, como garante a corporação.

“Nosso quartel foi criado, estrategicamente, com base em indicadores de ocorrências de São Félix do Xingu, bem como pela sua densidade demográfica e complexa geografia quanto às grandes distâncias entre os núcleos populacionais. Buscamos o menor tempo de resposta aos sinistros, sobretudo nas ocorrências de incêndios florestais”, observa o coronel Ricardo Leno Anaissi, subcomandante operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Pará.

A inauguração do 31º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Pará foi uma festa em São Félix do Xingu (Foto: Marco Santos / Agência Pará)

O prédio conta com alojamentos masculino e feminino, garagem, oficina, guarita, sala de vistoria, sala de tecnologia e informação, auditório, academia, almoxarifado e sala multiuso. O novo espaço possui equipamentos próprios para desintoxicar roupas e EPIs no pós-incêndio. É algo pioneiro na região Norte do Brasil.

São Félix do Xingu é acompanhado pelo painel da Sala de Informações de Monitoramento de Desastres Bombeiro Militar (SIMD-BM), da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), que reduz o tempo de resposta em casos de desastres naturais, como incêndios, enchentes, estiagem e deslizamentos de terra.

“Os militares atuam também em acidentes veiculares, emergências pré-hospitalares, salvamentos em geral e incêndios urbanos, além de atividades diversas como captura de animais e corte de árvore, entre outros serviços”, conclui Ricardo Anaissi.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!