No próximo domingo (30), o Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 para os inscritos de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará.
Os participantes já podem consultar seus locais de prova no Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na Página do Participante.
A aplicação ocorrerá em datas diferenciadas nesses municípios em razão da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30).
No primeiro dia de exame, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; além da redação.
No segundo dia, em 7 de dezembro, os participantes responderão às provas de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias.
O estado do Pará registrou mais de 289 mil inscrições confirmadas, das quais aproximadamente 34 mil são de participantes autodeclarados pretos e cerca de 2 mil de indígenas.
Mais de 63 mil inscritos são concluintes do ensino médio público, segundo dados do Painel do Enem, disponível no portal do Inep.
Provas
As provas aplicadas aos participantes desses três municípios serão diferentes daquelas aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro. Com o uso da Teoria de Resposta ao Item (TRI), o Enem assegura a comparabilidade entre todas as provas, garantindo equidade e isonomia.
A TRI utiliza modelos matemáticos que estimam a probabilidade de acerto de cada questão de acordo com o nível de conhecimento do participante e os parâmetros do item.
Além disso, Belém, Ananindeua e Marituba terão um tema de redação distinto da aplicação regular, porém baseado na mesma matriz de correção, o que garante equivalência entre as notas.
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar ao final da educação básica e, ao longo de mais de duas décadas, consolidou-se como a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, seja pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou por programas como o Universidade para Todos (Prouni).
Instituições públicas e privadas utilizam a nota do exame para selecionar estudantes, seja como critério único ou complementar em seus processos seletivos. O desempenho no Enem também é parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
As notas individuais ainda podem ser usadas em processos seletivos de instituições portuguesas que mantêm convênio com o Inep, facilitando o ingresso de estudantes brasileiros na educação superior em Portugal.

(Da Redação do Fato Regional, com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep)
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!










