Belém recebe Cúpula do Clima com 57 líderes mundiais e lança Fundo de Florestas Tropicais para Sempre

Evento antecede a COP 30 e coloca financiamento climático, preservação ambiental e transição energética no centro do debate.
Em pauta, temas como preservação de florestas e oceanos, transição energética e os impactos sociais causados pelas mudanças climáticas. Foto: Sérgio Moraes/COP30.

Belém sedia nesta quinta e sexta-feira (6 e 7/11) a Cúpula do Clima, encontro internacional convocado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a presença de 57 chefes de Estado e de Governo. Considerado uma prévia de alto nível para a COP 30 — que ocorrerá entre 10 e 21 de novembro — o evento reúne líderes globais para discutir ações concretas diante da crise climática.

Em pauta, temas como preservação de florestas e oceanos, transição energética e os impactos sociais causados pelas mudanças climáticas. Também participam da cúpula ministros e dirigentes de organismos internacionais, fortalecendo o diálogo entre países sobre metas, financiamento e cooperação na agenda ambiental.

Um dos destaques do encontro é a apresentação do Fundo de Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês), uma iniciativa liderada pelo Brasil para remunerar países pela conservação das florestas tropicais. O fundo prevê destinar 20% dos recursos diretamente a povos indígenas e comunidades tradicionais — principais guardiões da biodiversidade.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, reforçou a necessidade de novos mecanismos financeiros para apoiar quem protege o meio ambiente e enfrenta com mais intensidade os efeitos do clima. Segundo ela, combater desigualdades sociais é parte essencial da solução climática.

O presidente Lula lembrou que promessas anteriores de financiamento não foram cumpridas. “Eu participei da COP 15, em 2009, em Copenhague. Naquela COP, o mundo rico prometeu 100 bilhões por ano para ajudar os países que têm floresta em pé. Até hoje não saiu esse dinheiro. Agora, a dívida já é de 1 trilhão e 300 bilhões de dólares. Ora, se eles não deram 100 bilhões, vão dar 1 trilhão?”, questionou.

Lula destacou que o diferencial do novo fundo está no modelo: não será baseado em doações, mas em investimentos. “Um fundo de pensão pode investir, um empresário pode investir, um governo pode investir”, afirmou.

Programação da Cúpula do Clima

Quinta-feira, 6 de novembro

• 6h – Abertura do Centro de Imprensa

• 7h às 10h – Chegada dos líderes à Zona Azul e recepção pelo presidente Lula

• 10h30 às 17h30 – Plenária Geral dos Líderes – Salão Plenário

• 13h30 às 15h – Almoço de apresentação do Fundo de Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) – Mesa Redonda de Líderes

– Oferecido pelo presidente Lula aos países florestais tropicais e aos que pretendem investir no TFFF

– Foto de família do Fundo

• 15h às 17h30 – Sessão Temática 1: Clima e Natureza – Florestas e Oceanos (presidida por Lula) – Mesa Redonda de Líderes

• 17h30 às 18h – Foto de Família

Sexta-feira, 7 de novembro

• 8h – Abertura do Centro de Imprensa

• 10h às 10h30 – Foto de Família

• 10h30 às 18h – Continuação da Plenária Geral dos Líderes – Salão Plenário (Lula abre os trabalhos)

• 11h às 13h – Sessão Temática 2: Transição Energética (presidida por Lula) – Mesa Redonda de Líderes

• 15h30 às 18h – Sessão Temática 3: 10 anos do Acordo de Paris – NDCs e Financiamento (presidida por Lula) – Mesa Redonda de Líderes.

 

 


(Da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Gov).

 

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!


 

Leia mais