sexta-feira, 3 de maio de 2024

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Beneficiários da tarifa social de energia devem atualizar cadastro no Pará

O benefício consiste em descontos na conta de energia elétrica para famílias que tenham renda de até meio salário mínimo por pessoa.

De acordo com um levantamento feito pela Celpa, mais de 45 mil famílias em todo o estado do Pará perderam o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica. A tarifa social é um benefício concedido a famílias que tenham renda de até meio salário mínimo por pessoa. Para que o benefício não fique inativo, o cadastro deve ser atualizado pelo responsável familiar a cada dois anos ou sempre que solicitado pela Secretaria Especial de Desenvolvimento Social (Ministério da Cidadania).

Em Belém o número de famílias que perdeu o benefício chega a mais de oito mil, seguido de Ananindeua, com cerca de 4,5 mil, Santarém com cerca de três mil e Marabá com mais de 1,5 mil e famílias.

De acordo com a Celpa, para fazer parte do benefício é necessário possuir NIS, estar com os dados atualizados no CadÚnico e ter uma renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Sobre os valores economizados com o benefício, o desconto é escalonado de acordo com o consumo mensal e pode chegar até a 65%. Por exemplo, em uma conta de energia em que o consumo é de 220 kWh, a economia chega a ser de R$ 52,26 por mês. Em um ano, isso representa uma folga de R$ 627,12 no orçamento familiar.

Os cidadãos estão sem o desconto na conta de energia podem recuperar o benefício em qualquer tempo. Para isso é necessário basta se recadastrar junto ao CRAS do município, com comprovante de residência, RG e CPF. Em casos onde há crianças na família é necessário levar certidão de nascimento dos filhos beneficiados e carteira de vacinação das crianças menores de cinco anos.

Após os dados estarem atualizados, o cliente deve ir até uma agência de atendimento, para nova avaliação de perfil à concessão do benefício de tarifa social. Para verificar se é preciso fazer a atualização do Cadastro Único, a Celpa orienta que os Clientes entrem em contato com a central de relacionamento do Ministério das Cidades pelo número 0800 707 2003.

Fonte: G1 Pará