O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), voltou a falar do aumento salarial para integrantes da segurança pública do Distrito Federal. A bombeiros fardados que acompanhavam a agenda do chefe do Executivo, em Ceilândia, na manhã desta sexta-feira (01), Bolsonaro disse: “Se for para todo mundo… Só para eles, não”.
Segundo o responsável pelo vídeo, o sargento do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) Erivan Cardoso, de 47 anos, o 01 do Palácio do Planalto se referia ao reajuste. “Alguém lá atrás falou: ‘Presidente, e o aumento é para todos?’. E ele respondeu aquilo lá, mas no vídeo não aparece a pergunta”, afirmou à reportagem.
Em 7 de outubro, Bolsonaro garantiu aos policiais civis do DF que não vai “brecar” o reajuste da corporação, mas que a recomposição salarial da categoria teria de sair junto com a da Polícia Militar.
O presidente do Sindicato da Polícia Civil do Distrito Federal (Sinpol-DF), Rodrigo Franco, informou que os policiais civis do DF estão há 10 anos sem reajuste salarial. Sem falar em índices, Bolsonaro respondeu ao sindicalista: “O mesmo percentual para PM e civil, a gente conversa. Só para um lado…”. E continuou: “O dinheiro é do fundo [Fundo Constitucional]. Não vou discutir. Não vou brecar o reajuste de ninguém. Mas, PM e civil juntos.”
A reivindicação do aumento de 37% para a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), o qual manteria a equiparação com a Polícia Federal (PF), foi entregue ao ministro da Economia, Paulo Guedes, em fevereiro de 2019.
Agora o, Palácio do Buriti elabora uma proposta de reajuste para as três forças de segurança que deve ser encaminhada ao governo federal, responsável pelo Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), o qual mantém os órgãos.
Com informações do Metrópoles