Bom Jesus do Tocantins e São Geraldo do Araguaia recebem capacitações do Governo estadual para fortalecimento do tursimo

As ações integram a política estadual de valorização das comunidades tradicionais e do turismo
São Geraldo do Araguaia recebeu ações de incentivo ao Turismo de Base Comunitária (TBC), com foco no desenvolvimento sustentável. Foto: Divulgação.

Os municípios de Bom Jesus do Tocantins e São Geraldo do Araguaia, no sudeste do paraense, receberam oficinas, visitas técnicas e atividades práticas voltadas à capacitação de comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas, no último final de semana.

A ação realizada pelo Governo Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur), contou com a parceria da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep). O intuito foi fortalecer o desenvolvimento sustentável, a inclusão social e a nvalorização das culturas tradicionais.

Em Bom Jesus do Tocantins, Setur promoveu encontros com lideranças comunitárias e representantes locais sobre o TBC. Foto: Divulgação..

Em Bom Jesus do Tocantins, a equipe técnica da Setur promoveu encontros com lideranças comunitárias e representantes locais para compartilhar conhecimentos sobre a política estadual de TBC e Bioeconomia. O objetivo foi apresentar caminhos para que as comunidades se reconheçam como protagonistas no processo de construção do turismo comunitário em seus territórios.

Dias antes, o município de São Geraldo do Araguaia, localizado no sudeste do Pará, sediou uma série de visitas técnicas  organizadas pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da 12ª Promotoria de Justiça Agrária de Marabá, com apoio da Setur-Pará e outras instituições parceiras, entre elas a Secretaria Municipal de Turismo. As atividades aconteceram nas localidades de Ilha de Campo, Sucupira e Santa Cruz dos Martírios, sendo realizada nesta última a oficina de TBC reunindo moradores, agricultores familiares e representantes de comunidades tradicionais.

modelo que se diferencia do turismo convencional por promover experiências autênticas a partir do modo de vida, cultura e biodiversidade locais, com gestão feita pelas próprias comunidades. O TBC é uma práticas de gestão turística que visa estimular negócios sustentáveis, o empreendedorismo coletivo e valorizar o patrimônio cultural material e imaterial.

 


(Da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará)

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!

Leia mais