sábado, 18 de janeiro de 2025

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Bombeiros combate focos de incêndio na 3ª fase da Operação Fênix

Foto: ASCOM / CBMPA

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil combateu os focos de incêndio na 3ª e última fase da Operação Fênix, no período entre 13 a 29 de outubro, com objetivo de extinguir os incêndios florestais do estado do Pará.

Com base no município de Parauapebas e região (Marabá, São Félix do Xingu, Redenção e Cumaru do Norte), o 23º Grupamento Bombeiro Militar deslocou suas guarnições para o combate às chamas no município, onde a equipe realizou a extinção de focos de incêndios em vegetação e em pequenos arbustos de terrenos baldios localizados próximo a residenciais.

Os incêndios logo foram controlados, evitando sua propagação e danos a bens e ao meio ambiente. A guarnição logo se deslocava a outros pontos da cidade, onde os focos também estavam bastante visíveis. E com a ajuda da Defesa Civil Municipal, foi realizada ações rápidas com mangueiras, bombas costais e abafadores para o controle e rescaldo dos focos.

Foto: ASCOM / CBMPA

Capacitações – Na última sexta-feira (23), a Corporação realizou a formatura do Curso de Combate a incêndio florestal 2020, direcionado a Bombeiros Militares e militares do Exército e da Marinha. O curso foi realizado através da Diretoria de Ensino e Instrução (DEI) do CBMPA com Coordenação Executiva sob responsabilidade do 23º Grupamento Bombeiro Militar (23º GBM), sendo dividido em 5 (cinco) disciplinas voltadas exclusivamente às atividades de desenvolvimento técnico-científico, além de contar com profissionais especialistas da área do combate a incêndio florestal. As aulas trouxeram técnicas e inovações na atuação dos militares nas queimadas.


O CCIF 2020 teve por objetivo formar profissionais atuantes na área de planejamento em ações de resposta a incidentes de natureza ambiental, especificamente os que envolvem incêndios em vegetação, com enfoque para procedimentos atinentes às áreas de segurança pública, defesa civil e preservação do meio ambiente.

 

 

Fonte: Agência Pará