sábado, 18 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Bombeiros lançam Operação Fênix de combate às queimadas do Pará

Cerca de 50 agentes do Corpo de Bombeiros Militar do Pará foram deslocados nesta quarta-feira (28) para diversas áreas florestais do estado.

Cerca de 50 agentes do Corpo de Bombeiros Militar do Pará foram deslocados nesta quarta-feira (28) para diversas áreas florestais do estado, que registra 10 mil focos de incêndio. A “Operação Fênix” vai atuar nas áreas mais afastadas das cidades.

A operação tem a finalidade de estabelecer os procedimentos básicos quanto aos serviços de combate a incêndio florestal a ser executado pelo Corpo de Bombeiros durante período provisório, com o intuito de fazer frente aos desastres e respostas às emergências provocadas pelas queimadas.

Trinta e nove Unidades Bombeiro Militar irão participar da ação, com orientações e atribuições integradas de cidades como Belém, Ananindeua, Castanhal, Parauapebas, Mosqueiro, Salinas, Santarém, Marabá, Barcarena, entre outras. O reforço do efetivo se dá pela existência de áreas no Estado com a concentração dos maiores índices de queimadas. Com isso, os 50 militares irão compor as Guarnições em Combate a Incêndio Florestal (GCIF´s), sendo cada equipe formada por especialistas do Corpo de Bombeiros Militar e apoio do Exército Brasileiro.

50 militares irão compor as Guarnições em Combate a Incêndio Florestal (GCIF´s), sendo cada equipe formada por especialistas do Corpo de Bombeiros Militar e apoio do Exército Brasileiro.  — Foto: Agência Pará
50 militares irão compor as Guarnições em Combate a Incêndio Florestal (GCIF´s), sendo cada equipe formada por especialistas do Corpo de Bombeiros Militar e apoio do Exército Brasileiro. — Foto: Agência Pará

Dada as circunstâncias, os Grupamentos que servirão como Base Operacional Prioritárias serão os grupamentos de Marabá com uma Guarnição, Itaituba com três Guarnições, Altamira também com três, Redenção com uma Guarnição, e Parauapebas com uma Guarnição, onde os militares se estabelecerão e posteriormente irão avançar para as áreas de atuação. A divisão foi feita de acordo com informações e monitoramento de ocorrências de focos de calor, por meio de dados provenientes de satélites encaminhados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) ao Gabinete de Gerenciamento de Crise do CBMPA, a qual está em contato direto com a sala de situação e monitoramento do Comando Militar do Norte (CMN) – Exército Brasileiro.

Caso seja percebido na atualização diária do monitoramento, que houve mudança do aumento dos focos de queimadas para outra área, as bases operacionais poderão ser modificadas.

O transporte será feito por via terrestre e aérea, utilizando aeronaves militares das Forças Armadas. A Coordenação Geral da Operação está sendo feita pelo Bombeiro Militar Coronel Reginaldo Pinheiro, Comandante do Comando Operacional (COP).

Fonte: G1 Pará