Brasil adota visto eletrônico gratuito para participantes da COP30 em Belém

Documento digital poderá ser solicitado até 10 de novembro e terá validade até dezembro de 2025, com múltiplas entradas permitidas no país.

O Brasil vai emitir vistos eletrônicos gratuitos para cidadãos dos países que participarão da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para novembro, em Belém. O chamado e-Visto tem como objetivo agilizar a entrada de delegações e representantes estrangeiros no país, garantindo praticidade e segurança no processo.

Com a novidade, estrangeiros de nacionalidades que precisam de visto para entrar no Brasil poderão solicitar o documento de forma totalmente digital, sem a necessidade de comparecer a consulados brasileiros. Até então, essa modalidade era restrita a cidadãos dos Estados Unidos, Canadá e Austrália.

Segundo a Secretaria Extraordinária para a COP30, a medida reforça o compromisso do governo brasileiro em assegurar que todos os participantes credenciados tenham condições efetivas de participação no evento climático. Além da gratuidade, o processo promete rapidez: o prazo médio para emissão será de até dez dias úteis.

Como solicitar o e-Visto COP30:

O pedido só poderá ser feito após a aprovação da inscrição pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC).

•A solicitação deve ser feita até 10 de novembro.

•O visto terá validade até 31 de dezembro de 2025 e permitirá múltiplas entradas no país.

•Menores de 18 anos deverão solicitar o visto físico diretamente em um consulado brasileiro.

O documento deverá ser apresentado no desembarque, em formato digital ou impresso, junto ao passaporte. O governo recomenda que a solicitação seja feita assim que o aceite da UNFCCC for recebido, evitando atrasos de última hora.

 


(Da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Brasil)

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!

 

 

 

 

Leia mais