quarta-feira, 23 de outubro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Brasil tem 1,6 milhão de mesários para o primeiro turno

Número ainda é estimativo, pois depende do comparecimento. Total só será validado após o primeiro turno das eleições.
Trabalho dos mesários, neste ano, será diferente. Afinal, há várias novas regras a serem cumpridas. Todos devem estar atentos ao manual. (Foto: Arquivo / TSE)

Levando em conta que há 401.364 seções eleitorais no Brasil e que cada seção deve ter quatro mesários, a estimativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é de que o primeiro turno das Eleições 2020 tenha 1.607.080 mesários. O número exato de mesários só deve ser oficializado somente após o primeiro turno. Em 2018, a estimativa foi de 1,9 milhão de mesários. No Pará, há 19.325 seções e 4.802 seções especiais.

Para ser mesário, o eleitor precisa completar 18 anos até o 1º turno das eleições e tem de estar em dia com a Justiça Federal. Candidatos e os respectivos parentes não podem ser mesários. Os Tribunais Regionais Eleitorais estimulam que os eleitores se voluntariem para a atividade pelo programa “Mesário Voluntário”.

Neste ano, em razão da pandemia da covid-19, os mesários foram convocados por e-mail ou por mensagem no WhatsApp. A mensagem continha uma senha que devia ser inserida no site do TRE e que confirmava a participação do mesário. Quando não houve resposta, a Justiça Eleitoral enviou uma carta a quem foi convocado ou se voluntariou para a função.


O estado com o maior número de mesários deve ser novamente São Paulo, onde 343.168 pessoas vão ajudar no primeiro turno das eleições. Os mesários devem atuar nas 85.792 seções eleitorais de SP. As justificativas devem ser feitas preferencialmente pelo site ou pelo aplicativo e-Título.

(Fonte: G1, com edição da Redação Fato Regional)