Cacica O-é Kayapó Paiakan exalta história de resistência no Dia Nacional da Luta dos Povos Indígenas

A data é celebrada nesta sexta-feira, 7 de fevereiro, dedicada à memória da resistência dos povos originários do Brasil. Confira a íntegra da mensagem e assista ao vídeo da cacica e coordenadora regional Kayapó do Sul do Pará da Funai.
O-é Kayapó Paiakan, cacica e coordenadora regional Kayapó do Sul do Pará da Funai (Foto: Reprodução / Instagram @oekaiapopaiakan)

O-é Kayapó Paiakan, uma das mais jovens mulheres a alcançar o posto de cacica de uma aldeia no Sul do Pará e uma reconhecida líder do povo Kayapó, divulgou uma mensagem alusiva ao Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas. A data é celebrada nesta sexta-feira, 7 de fevereiro, e é dedicada à memória da resistência dos povos originários do Brasil.

Veja o vídeo da cacica, no Instagram do Fato Regional (@fatoregional):

Confira a íntegra da mensagem da cacica O-é Kayapó Paiakan, coordenadora regional Kayapó do Sul do Pará da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai):

“Hoje, 7 de fevereiro, Dia Nacional da Luta dos Povos Indígenas, reafirmamos nossa resistência, nossa história e nossa luta contínua pela defesa dos nossos territórios, da nossa cultura e do nosso modo de viver. A data marca a memória de continuamos a nos levantar contra as ameaças que insistem em nos silenciar e nos apagar.

Ser indígena é resistir. Resistimos ao desmatamento, à invasão das nossas terras, ao preconceito e às tentativas de enfraquecer nossos direitos. Mas não apenas resistimos – nós existimos, falamos, ensinamos e construímos caminhos para as futuras gerações. Nosso conhecimento ancestral, ligado à floresta, à terra e aos rios, é fundamental para o equilíbrio do planeta.

Neste dia, reforçamos nosso compromisso em reflorestar mentes, despertando a consciência de que a luta indígena não é apenas nossa, mas de toda a sociedade. Defender os povos indígenas é defender a vida, o meio ambiente e o futuro.

Seguiremos firmes, com nossos pés no chão da floresta e nossas vozes ecoando pelo Brasil. Nossa luta não é de um dia, mas de todos os dias.

Resistimos. Existimos. Reflorestamos mentes!”

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!

Leia mais