domingo, 5 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Campanha contra Influenza espera vacinar 2 milhões de pessoas no Pará

Em todo o Estado, campanha mobilizará mais de 2,9 mil postos fixos de vacinação, além de 758 volantes terrestres e 62 volantes fluviais.

Até o dia 31 de maio deste ano, o governo do Pará espera que 2 milhões de pessoas sejam vacinadas vacinadas contra a gripe durante a campanha nacional. Em todo o Pará, a campanha mobilizará mais de 2,9 mil postos fixos de vacinação, além de 758 volantes terrestres e 62 volantes fluviais. Serão 21,3 mil pessoas envolvidas, incluindo 5,3 mil equipes de vacinação.

Quem tomou a vacina contra a gripe em 2018 deve tomar novamente, este ano. Para cumprir a meta ou pelo menos 90% dela, o Estado vai receber do governo federal 2,1 milhões de doses da vacina, a principal medida preventiva contra a gripe.

As doses estarão disponíveis em qualquer Unidade Básica de Saúde, nas salas das Estratégias de Saúde da Família e em outros locais definidos pelas gestões municipais.

A vacina só é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores ou que tenham alergia grave a ovo de galinha e seus derivados.

“A Sespa (Secretaria de Estado de Saúde) é a grande gestora desse processo, junto com os municípios, e recomenda a todo o público-alvo da campanha que procure os postos e tome a vacina”, enfatizou o diretor de Vigilância em Saúde da Sespa, Amiraldo Pinheiro.

Quem deve se vacinar:

– Crianças de 06 meses a menores de 06 anos

– Gestantes em qualquer idade gestacional

– Mulheres até 45 dias após o parto, com comprovação

– Professores de escolas públicas e privadas

– Idosos (a partir dos 60 anos)

– Trabalhadores da saúde (dos setores público e privado)

– Povos indígenas (a partir de 06 meses de idade)

– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medidas socioeducativas

– População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional


– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e/ou condições clínicas especiais com apresentação de prescrição médica (em qualquer idade).

 

 

Fonte: OLIBERAL.COM