A população paraense tem três canais de comunicação com os órgãos de segurança pública, pelos quais podem denunciar crimes, relatar acidentes e pedir ajuda. O Centro Integrado de Operações (Ciop, número 190), o Disque-Denúncia (181) e a atendente virtual IARA, que opera o WhatsApp (91) 98115-9181.
Esses canais, de janeiro a setembro deste ano, receberam 213 mil contatos. Foram 189 mil ligações para o Ciop e 24 mil contatos com o 181. Não houve mensuração de atendimentos da IARA, que também recebe fotos, áudios e vídeos com denúncias.
Entre os principais tipos de crimes solucionados com a ajuda das informações repassadas, estão os casos de foragidos da Justiça, maus-tratos a idosos e animais, perturbação do sossego, violência doméstica, abandono de incapaz e jogos ilegais.
Os denunciantes podem acompanhar o andamento das informações repassadas por meio de protocolo encaminhado pelo 190 e por todas as plataformas do canal 181, telefone, WhatsApp, web e chat. Todas as informações são triadas, analisadas e checadas.
“Disponibilizamos esses canais de comunicação porque a sociedade é nossa principal parceira de trabalho, nos auxilia bastante denunciando tanto os casos urgentes como as situações que demandam investigação mais detalhada. Para o crime violento que está acontecendo naquele momento, o contato deve ser via 190. Se o cidadão quer fazer uma denúncia mais embasada, que gere uma investigação, aí o fato deve ser relato ou pelo 181, pelo app de mensagens [Iara], por onde se pode encaminhar foto, localização e documentos”, explica o titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup), Ualame Machado.
A Polícia Militar também costuma ficar perto da sociedade e estabelecer grupos de contato, que também são formas de comunicação válidas e ajudam na prevenção de crimes e resposta rápida a ocorrências.
(Da Redação Fato Regional, com informações da Segup)