Há quem simplesmente não goste de carnaval e isso é direito de cada um. Mas é fato que onde a folia é vista como política pública de turismo, cultura, lazer e entretenimento, os resultados são extremamente positivos para a economia. O Carnaval de Salvador, reconhecido como uma das maiores festas populares de rua do mundo, pode resultar numa injeção de mais de R$ 2,5 bilhões na economia da Bahia. As projeções são de que o estado todo movimente R$ 12,4 bilhões até o final desta semana.

Os dados são da Prefeitura de Salvador e do Governo da Bahia, com estimativas que se baseiam no crescimento anual de receitas com o carnaval e aumento constante de turistas a cada folia, seja nos blocos nas ruas, seja nos camarotes particulares. O planejamento público foi de que 3,7 milhões de turistas se unissem à população baiana, em 13 zonas turísticas, mobilizando a estrutura de 150 municípios. A ocupação hoteleira ficou na média de 95%, com 100% mais próximos da capital e dos eventos mais disputados.

O Carnaval de Salvador encerrou, oficialmente, na quarta-feira (18). Mas ainda há eventos que devem ocorrer até este domingo (22), aproveitando as últimas energias de turistas que conseguiram uma folga prolongada. E fazendo a despedida da folia para o povo baiano, que já fica ansioso pelo próximo carnaval e para receber os foliões em 2027.

Mais uma vez, o jornalista Wesley Costa, CEO do Fato Regional, foi um dos poucos jornalistas do Pará credenciados para cobrir o Carnaval de Salvador, produzindo conteúdos também para veículos nacionais e internacionais. Durante a cobertura, teve acesso aos camarotes mais exclusivos e registrou diversos famosos aproveitando a folia que transforma a Bahia num dos principais polos turísticos do Brasil durante o carnaval.

(Da Redação do Fato Regional)
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!












