quinta-feira, 25 de abril de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Casa da Cultura de Canaã promove oficina gratuita de teatro de miniatura

O estilo teatral é bem brasileiro e se inspira nos fotógrafos "lambe-lambe" das décadas de 1940, 1950 e 1960
Teatro Miniatura, Teatro na Caixa, teatro Lambe-Lambe... há várias formas de se chamar essa técnica. que até pode ser apenas para uma pessoa, mas pode chegar longe com a tecnologia. (Foto: Nadja Kouchi)

Espetáculos teatrais dentro de uma caixa? Sim, é possível e a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás promove, neste mês, três oficinas de teatro de miniatura para disseminar a técnica criada no Brasil e inspirada nos “retratistas lambe-lambes”, responsáveis pela popularização da fotografia nas décadas de 40, 50 e 60 nas praças e parques públicos do país.

Os conceitos básicos sobre esse formato artístico serão apresentados pela companhia PlastikOnírica, que se dedica à pesquisa e ao desenvolvimento das disciplinas do Teatro de Formas Animadas desde 2014.

Além de participarem das oficinas, os inscritos terão acesso a dois espetáculos em miniatura, “A Fiandeira” e “Saudade”, apresentados pela companhia em mostras artísticas dentro e fora do Brasil.

Os interessados devem entrar em contato com a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás pelos telefones (94) 99160-8186 ou (94) 99220-3451. O evento é gratuito e será transmitido via WhatsApp.

Sobre a técnica

O teatro de miniatura ou teatro lambe-lambe acontece dentro de uma caixa cênica. Geralmente é apresentado para uma pessoa por vez, que assiste ao espetáculo através de um visor. É considerado um formato acessível, de curta duração, cuja encenação pode ser contada por meio teatro de bonecos, de sombras, objetos, imagens ou múltiplas combinações de técnicas. O formato foi criado em 1989, na Bahia, pelas artistas nordestinas Denise Di Santos e Ismine Lima.

Casa da Cultura de Canaã

O espaço cultural, criado e mantido pela Vale e que agora integra o Instituto Cultural Vale, desempenha papel de guarda e registro do acervo histórico do município, e de difusor cultural na região. Nesse sentido, promove exposições, exibições de filmes, clubes de leitura, contações de história, espetáculos de música, dança, circo e teatro, além de manter uma escola de música e dança, onde crianças e jovens têm a oportunidade de participar, de forma gratuita, de aulas de ballet clássico, canto, violão, flauta doce, musicalização infantil e percussão tradicional paraense.

Serviço

Oficinas e espetáculos de teatro lambe-lambe

Quando: 8, 15 e 22 de outubro, às 20h.

Oficineiros: Pedro Luiz Cobra Silva e Larissa Miyashiro.


Inscrições via WhatsApp: (94) 99160-8186 ou (94) 99220-3451.

(Fonte: Planet Comunicação, com edição da Redação Fato Regional)