O Secretário de Saúde João Lúcio, destaca que o aumento dos casos, se deu em detrimento das festas de final de ano, onde as medidas de higienização e prevenção foram relaxadas pelas pessoas.
Depois das festas de final de ano, houve um aumento de novos casos de contaminação por Covid-19 e gripe HN1 no município de Redenção, no sul do Pará, tem provocado uma grande movimentação de pessoas a procura de atendimento nos postos de saúde da cidade.
De acordo com informações da enfermeira Mayara Oliveira, somente nos dois últimos dias, mais de 120 pessoas testaram positivo. Esses casos foram diagnosticados somente na unidade do Setor Marechal Rondon, onde os são feitos os testes para Covid-19. ‘’Houve um aumento muito grande nas duas últimas semanas, de pessoas procurando por atendimento na Unidade de Referência e Diagnostica da Covid-19, situada no Setor Marechal Rondon, somente na unidade foram diagnosticado com Covid-19 mais de 120 pessoas, nós acreditamos que o relaxamento das pessoas no cuidado com os protocolos de saúde nas festas de finais de ano, levou a essa situação de avanço da doença em nossa cidade’’, disse Mayara Oliveira.
Segundo o secretário municipal de Saúde, o aumento de casos, provocou a diminuição no estoque dos kits de testagem e a secretaria municipal de Saúde, está encontrando dificuldades para comprar a matéria prima, diante da problemática, a Secretária de Saúde, adotou alguns critérios para realização de testes na unidade de referência contra a Covid-19. ‘’ Devido essa situação de falta de matéria prima, nós adotamos um sistema de serão testados os pacientes com comorbidades, como diabetes, hipertensão, cardiopatas, gestantes, idosos e crianças. Os demais pacientes com sintomas passarão por consulta avaliativa com médico responsável pela prescrição do tratamento devido, esperamos que a população compreenda e nós contamos com a compreensão de todos’’, relatou João Lúcio.
Ainda de acordo com o secretário no mês de dezembro o valor unitário de um teste de Covid, custava para a Secretaria Municipal de Saúde, o valor de R$ 12,00, atualmente a média de preço é de R$ 87,00 e não disponível para comprar dos fornecedores, dessa forma o único recurso e aguardar que os fornecedores resolva de forma rápida o problema da falta de kits para testagem e assim todos os pacientes possam ser a atendido com a testagem. Dinho Santos
Fonte: Blog Dinho Santos