Casos de violência doméstica mobilizam a polícia no sul do Pará durante Operação ‘Saturação’

Os casos reforçam a necessidade de ações contínuas para combater a violência de gênero, garantir a proteção das vítimas e responsabilizar os agressores.
Fotos: Divulgação.

Duas mulheres foram vítimas de agressões cometidas por companheiros ou ex-companheiros em São Félix do Xingu e Xinguara, sul do Pará.

Os casos ocorreram reforçam a importância das ações de combate à violência contra a mulher na região.

Durante a Operação “Saturação”, realizada pelas forças de segurança no sul do Pará sob a coordenação do Comando de Policiamento Regional XIII (CPR XIII), dois casos de violência doméstica com base na Lei Maria da Penha foram registrados em diferentes municípios da região. As ações resultaram na condução dos agressores às delegacias locais, na segunda-feira (4).

Em São Félix do Xingu, por volta das 7h20, uma guarnição do 36º Batalhão da Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de violência doméstica no bairro Vitória.

A vítima, de 45 anos, relatou ter sido agredida física e verbalmente por seu ex-companheiro, também de 45 anos. Segundo o depoimento, ele a empurrou, imobilizou e a ofendeu moralmente.

Ao chegar ao local, os policiais encontraram João retirando bens da residência e, durante revista pessoal, foi localizada uma faca na cintura do agressor.

Diante da situação de flagrante, o homem foi preso e algemado, conforme previsto na Súmula Vinculante nº 11 do STF, considerando sua resistência à prisão e o risco de nova agressão.

Ele foi encaminhado, junto com a vítima, à Delegacia de Polícia Civil de São Félix do Xingu, onde o caso foi registrado.

Horas depois, em Xinguara, outro caso de violência contra a mulher foi registrado.

Uma guarnição do 17º Batalhão da PM, em ronda na rua Josué Pereira, próximo à Escola Municipal São José, foi abordada pela vítima.

Ela denunciou que seu companheiro, de 26 anos, havia lhe desferido dois tapas no rosto e jogado cerveja sobre ela.

A guarnição conduziu a vítima e o agressor à Delegacia de Polícia Civil de Xinguara.

Reforço no combate à violência de gênero

As duas ocorrências fazem parte do esforço da Operação “Saturação”, que tem como objetivo ampliar o policiamento ostensivo nos municípios do sul do Pará.

Os casos reforçam a necessidade de ações contínuas para combater a violência de gênero, garantir a proteção das vítimas e responsabilizar os agressores.

A Polícia Militar destaca que denúncias de violência doméstica podem ser feitas pelo telefone 180, que funciona 24 horas por dia, além do contato direto com as forças de segurança locais.

Veja aqui os telefones de emergência da PM em Tucumã, Ourilândia do Norte, São Félix do Xingu e Xinguara.

O Fato Regional publica apenas informações oficiais fornecidas por órgãos públicos e autoridades policiais, com base em registros formais de ocorrência.

Garantimos o direito de resposta a todos os citados, sempre que solicitado, respeitando o princípio da presunção de inocência.


(Da Redação do Fato Regional, com informações do CPR XIII da PMPA).

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!


  

Leia mais