O comerciante e pecuarista César Mendonça de Sousa (PDT) é candidato a prefeito de Tucumã. Ele é o terceiro convidado, na série de entrevistas do Fato Regional com prefeitos de alguns municípios da região sudeste. Como estreante na política, ele aposta em ideias novas, simples e de baixo custo de execução para trazer qualidade de vida imediata à sociedade tucumaense, da qual faz parte há 38 anos. O projeto mais ambicioso, por outro lado, é do hospital municipal com maternidade.
César analisa que Tucumã não acompanhou o desenvolvimento de outros municípios da região sudeste, sendo o único sem um hospital regional, apesar de uma economia forte com a pecuária. Por isso, diz que a prioridade máxima será a construção do hospital municipal com a maternidade 24 horas. Pretende abrir um serviço de atendimento exclusivo a idosos, centro fisioterápico e medicina familiar. E ainda, uma parceria com a iniciativa privada, para abrir leitos de UTI no município. Desse modo, zerar as filas para consultas e eliminar gastos com exames.
Uma das ideias que considera fundamentais para a qualidade de vida da população está relacionado a esporte, cultura e lazer: um centro cultural poliesportivo. “Com a abertura de quadras e espaços públicos de treinamento, vamos incentivar o futebol, o futsal, o vôlei, o handebol e o futebol de areia no município, para dar oportunidade aos atletas e resgatar jovens. Queremos o esporte de Tucumã participando, no mínimo, de eventos intermunicipais”, adianta o candidato. Ainda no centro, haverá espaço para caminhadas e um galpão para comércios e atividades diversas. Oportunidade de emprego, renda e lazer.
Na educação, quer começar revendo e atualizando o plano de cargos, carreiras e remuneração (PCCR) de professores e oportunizar especializações, mestrados e doutorados. Algo que ele quer estender a todo o serviço público, com cuidado à saúde mental de todos os servidores, para que se sintam bem e motivados para trabalhar, se aperfeiçoar e servir a população da melhor forma. Isso, diz César, vai garantir que a população tenha melhor serviço público e educação de qualidade. Os servidores receberão mais pelas qualificações.
No campo do saneamento, o candidato pretende, em quatro anos, colocar asfalto de qualidade em 80% das vias do município.
A geração de empregos será focada nos jovens, com o programa que ele afirma ser dele, de Menor Aprendiz. “Vamos dar incentivos diversos, de estímulo fiscal a propaganda das empresas que apoiam a ideia. Os estudantes terão 70% do salário mínimo e jornada de seis horas por dia, com preparação rápida para ingressarem no mercado, enquanto terão de comprovar o rendimento na escola. Já para o primeiro emprego formal, teremos um programa de capacitação em atendimento, informática e de algo que faz falta em Tucumã SPED fiscal. E outros cursos também”, conclui o candidato, que aposta em ser cidadão de Tucumã com história limpa para ser o próximo prefeito do município.
(Victor Furtado, da Redação Fato Regional)