Nos últimos meses, a população de Marabá, no sul do Pará, tem enfrentado fortes chuvas e aumento no nível dos rios Tocantins e Itacaiúnas. O Pará segue em alerta laranja de acumulado de chuvas. Na parte mais antiga da cidade, a Marabá Pioneira, a Defesa Civil do município já registrou mais de 230 famílias que deixaram as casas e estão em abrigos públicos. A elevação dos rios acende um alerta também sobre os cuidados com a rede elétrica nas regiões afetadas por alagamentos ou enchentes.
A Equatorial Energia Pará, distribuidora de energia do estado, orienta que, antes de sair de suas casas, os moradores de Marabá e de quaisquer áreas que estejam enfrentando tempestades e enchentes, desliguem os disjuntores internos para evitar curto-circuito. Em casos de rompimentos de fios elétricos, deve-se evitar a aproximação com os cabos, principalmente se estiver próximo à água. É preciso entrar em contato imediatamente com as equipes da concessionária pelo telefone 0800-091-0196.
Manoel Romeiro, gerente da área de manutenção da Equatorial Energia Pará, observa que todos os anos a distribuidora de energia realiza também ações nos trechos atingidos pelas enchentes. “As nossas equipes atuam no desligamento dos transformadores responsáveis pelo fornecimento de energia dos imóveis atingidos pela enchente. Essa é uma maneira de prevenir acidentes elétricos e também de preservar as instalações dessas residências”, explica.
Ao retornar para os imóveis que foram alagados, após as águas baixarem, os moradores precisam verificar se a energia está realmente desligada para evitar acidentes. É muito importante também, antes de ligar a energia, fazer uma vistoria na instalação, pois a água pode entrar na tubulação elétrica. O recomendado é que este serviço seja realizado por um eletricista
Como prevenção e melhoria no fornecimento durante este período de chuvas intensas, as equipes da Equatorial Energia Pará informam que estão atuando constantemente nas ações de podas de vegetações próximas à rede elétrica, quando apresentam risco de interrupção no fornecimento de energia ou de acidentes envolvendo a rede da distribuidora e a população. Em Marabá, as equipes trabalham principalmente nos trechos da Marabá Pioneira e nos bairros que têm tido incidência em períodos de chuva, incluindo também a zona rural da região.
Confira dicas para evitar acidentes com água e energia elétrica:
– Não encoste em postes ou estruturas elétricas para se proteger de enchentes;
– Não toque em aparelhos elétricos com as mãos ou pés úmidos;
– Nunca tente desligar ou religar energia da rede elétrica por conta própria;
– Não tente carregar aparelhos móveis, como celulares, em locais úmidos;
– Evite a permanência em lajes altas ou locais descampados em dias de chuva e jamais se abrigue embaixo de árvores.
(Da Redação Fato Regional, com informações da Equatorial Energia Pará)