Nesta sexta-feira (6), Ourilândia do Norte realizou o que já é considerado o maior e histórico desfile cívico, alusivo à Independência do Brasil. Na estimativa da Secretaria Municipal de Educação, 4 mil estudantes participaram da festividade no centro da cidade. E ainda houve a participação de 200 indígenas, de 5 aldeias Kayapó, num pelotão exclusivo dos povos originários da Amazônia.
Uma multidão se reuniu para apreciar o desfile cívico de Ourilândia. Cada pelotão celebrava conquistas dos últimos anos da educação pública municipal, além de mensagens de patriotismo. Para quem já saiu da escola, como dona Alice de Oliveira, assistir à festividade foi uma viagem no tempo. “Essa é uma tradição muito linda e relembrei os tempos que estava na escola. Foi muito bom ver a presença da cultura dos indígenas também”, comentou.
Em meio ao desfile cívico, um dos pelotões que mais chamou atenção foi do povo Kayapó. Crianças, jovens, adultos e idosos, além de caciques das aldeias, participaram das celebrações, levando a mensagem dos povos originários na história do país.
“Nós, como indígenas, estamos apresentando nossa cultura e nossas tradições, dividindo com os homens brancos esse momento para trazer nossa mensagem e buscar respeito. Achamos importante ter essa convivência e agradecemos por isso”, disse o cacique Pãnhkin Kayapó.
Dr. Júlio César (MDB), prefeito de Ourilândia do Norte, agradeceu por todas as pessoas que fizeram o desfile cívico deste ano ter sido o maior da história. “Desfilamos ao som da Fanfarra Municipal de Ourilândia do Norte e da Fanfarra dos Desbravadores, junto com as escolas e os estudantes. Meu agradecimento a você, que veio para a rua conosco para celebrar este momento tão importante da história do nosso país, que foi a Independência do Brasil, no dia 7 de setembro”, declarou.
“Meu coração hoje bate forte. É o Brasil representado no desfile cívico de Ourilândia, o maior da história. Aqui estão presentes o povo evangélico, os desbravadores, indígenas, estudantes e todos trazendo um recado para o 7 de setembro, o Dia da Independência do Brasil”, comentou o professor doutor José Leite, secretário municipal de Educação de Ourilândia do Norte.
(Victor Furtado e Wesley Costa, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- ‘País de Leitores’: Lula assina decreto da Política Nacional de Leitura e Escrita e busca aumentar acesso a livros e artes
- VÍDEO: 3,5 mil estudantes participam do desfile cívico em Tucumã, que reúne multidão nas ruas
- São Félix do Xingu terá primeiro Encontro Feminino de Pesca de Tucunaré em novembro
- Justiça Eleitoral de São Félix do Xingu proíbe divulgação de pesquisas irregulares por pessoas ligadas à chapa de Fabrício
- Parte do Pará está sob alerta amarelo do Inmet para baixa umidade
- Banda Linkin Park volta após 7 anos com novos integrantes, anuncia novo álbum e turnê mundial
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!