A Prefeitura Municipal de Ourilândia do Norte, sul do Pará, anunciou nesta segunda-feira (21) a edição do Decreto 72/2021 que flexibiliza algumas medidas restritivas que foram tomadas devido ao aumento do número de casos do novo coronavírus no município. A flexibilização só foi possível graças à melhora do número diário de novos casos e a redução da média móvel de casos da covid-19.
No último boletim oficial da covid-19 divulgado pela prefeitura, nas últimas 24 horas nenhum caso de coronavírus foi confirmado no município, porém 2 pacientes continuam hospitalizados em Belém, 1 em Conceição do Araguaia, 1 em Tucumã e 3 em Ourilândia do Norte.
Restaurantes e lanchonetes:
Com isso, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres, poderão funcionar de segunda-feira a domingo, das 6h às 23h.
Bares e similares:
O funcionamento de bares, conveniências e similares poderá ser aberto de segunda-feira a domingo, das 7h às 23h, desde que respeitados os seguintes protocolos básicos de segurança, como o distanciamento de 1,5 metros e quatro pessoas por mesa. Fica proibido o uso de música ao vivo, Djs e som automotivo, apenas músicas ambientes com som até 60 decibéis.
Nesses locais continuam valendo os protocolos de saúde, como uso de máscaras e álcool em gel 7%, distanciamento das mesas de 1,5, quatro pessoas por mesa, lotação máxima de 50%, não podendo usar vias públicas para colocar mesas e cadeiras.
Supermercados:
Supermercados, mercados, mercearias, açougues, panificadoras e estabelecimentos congêneres, de segunda-feira a sábado, das 6h às 21h, domingo, de 6h às 12h; mercado público municipal, segunda-feira a domingo, de 5h às 18h; pizzarias, sorveterias e estabelecimentos congêneres, segunda-feira a domingo, 7h.
Hospitais e farmácias:
Hospitais, farmácias, clínicas, laboratórios e postos de combustíveis, poderão funcionar de segunda-feira a domingo, pelo horário que dispuser por necessário.
Redação Portal Fato Regional