As tentações de preços baixos durante a Black Friday movimentam o comércio. Marcado para ocorrer nessa sexta-feira, 27, as vendas online ganham mais espaço este ano por conta das restrições da covid-19.
Isso pode ser percebido pelos números. De acordo com levantamentos realizados pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e pela consultoria Ebit/Nielsen, o faturamento da Black Friday 2020 será maior do que no ano passado. O isolamento social por conta da pandemia de covid-19, é um dos motivos que explicam o crescimento.
Segundo pesquisa da ABComm, a estimativa para este ano é de crescimento de 77% nas vendas atingindo a marca de R$ 6,9 bilhões. A previsão considera o período que vai da quinta anterior até segunda-feira pós-Black Friday.
O cientista da computação e professor de desenvolvimento de sistemas web Alan Marcel, diz que o primeiro passo para não cair em golpes virtuais em tempo de Black Friday é conhecer o histórico da loja que se pretende fazer a compra.
“Primeiro que o consumidor deve fazer ante de realizar uma compra é que se reconheça a loja no qual você está comprando. Procure sempre marcas que já tem lojas físicas e que já tem renome nacional e internacional”, afirmou Alan.
Os preços muito baixos também devem sempre ser vistos com desconfiança. “Em relação ao preço, desconfie sempre dos valores que são muito baixos ou de promoções muito vantajosas, isso pode ser golpe”, alertou o especialista.
O cartão de crédito virtual é uma boa alternativa para evitar golpes, de acordo com Alan. “É possível, no seu aplicativo de celular, criar um número de cartão para poder utilizar e realizar as suas compras com mais segurança”, concluiu.
Fonte: Roma News