A conclusão da ponte sobre o rio Fresco, em São Félix do Xingu, no Sul do Pará, está cada vez mais perto. Marcada pelo governador Helder Barbalho para o dia 5 de julho, a inauguração representa a realização de um antigo sonho do povo xinguense, principalmente moradores do distrito da Taboca. Nesta semana, com o fim da etapa das lajes de concreto, os operários da Paulitec, empresa responsável pela obra, comemoraram que a estrutura será entregue no prazo.
Com a conclusão dessa etapa, já vão faltar apenas acabamentos e a pavimentação. Animado com a conclusão de uma das obras mais aguardadas da história de São Félix do Xingu, o prefeito João Cleber agradeceu ao governador Helder Barbalho e deputado Torrinho pelo empenho no projeto, que tem parceria da prefeitura. E também agradeceu aos trabalhadores que atuaram de forma incansável para o cumprimento da meta.
“É motivo de alegria ver que estamos a poucos dias e etapas da inauguração de uma das maiores obras da história de São Félix do Xingu, que vai integrar pessoas, vai beneficiar o agronegócio, aquecer a economia e dar mais qualidade de vida e mobilidade à região da Taboca. Parabenizo a todos os envolvidos nesse trabalho, ao engenheiro Natanael Silva e toda a equipe que trabalhou para fazer esse sonho virar realidade. E claro, ao carinho e atenção que o governador Helder Barbalho e deputado Torrinho têm com nosso município”, declarou o prefeito João Cleber.
A estrutura vai integrar o município a outras regiões, dará mais opções de mobilidade e facilitará o escoamento da produção agropecuária, principalmente do gado e do cacau. Com 480 metros de extensão, a ponte sobre o rio Fresco tem 11 vãos, sendo nove de 40 metros de largura e dois vãos centrais de navegação com 60 metros de largura e ainda 14 metros de altura. O projeto atende às normas de engenharias civil e naval, terá duas pistas de rolamento, faixa de pedestres e iluminação pública em LED.
A construção da ponte beneficiará diretamente mais de 130 mil habitantes do município de São Félix do Xingu e, indiretamente, mais de 350 mil pessoas da Região do Xingu e de integração do Araguaia. O município tem o maior rebanho bovino do Brasil e forte economia agropecuária. Com o novo acesso, será possível aquecer ainda mais a economia da cidade e integrar a região, atraindo investimentos e levando a mais desenvolvimento.
Pela lei estadual 10.513/2024, aprovada pela Alepa e sancionada pelo governador Helder Barbalho, a ponte sobre o rio Fresco recebeu o nome Francisco Torres de Paula. É uma homenagem um dos pioneiros do município de São Félix do Xingu, pai do prefeito João Cleber e do deputado Torrinho.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- ‘Lois Lane’ e mais dois suspeitos são presos em Xinguara com armas, drogas e tentam subornar a PM
- Em 12 meses, Hospital Regional da PA-279 realizou mais de 100 mil atendimentos no Sul do Pará
- Drogas, arma e corrupção de menores: detalhes da prisão de dupla que furtou moto em Tucumã
- Polícia Federal prende homem que recebeu dinheiro falso pelos Correios em Tucumã
- Prazo para declarar o Imposto de Renda encerra nesta sexta-feira (31); pouco mais de 80% dos paraenses declararam