Condenado a mais de 30 anos de prisão por um triplo homicídio, Alexandre de Lima e Silva, conhecido como “Chaves”, foi capturado nesta quarta-feira (10) em Redenção, no sul do Pará.
A prisão foi realizada por investigadores da Delegacia Especial de Repressão ao Crime Organizado (Draco), após articulação entre a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Polícia Civil do Pará (PCPA).
Segundo apuração da coluna Na Mira, o criminoso estava foragido desde 2008. Informações recentes sobre seu paradeiro levaram a PCDF a acionar equipes no Pará, resultando na operação que encerrou mais de 16 anos de fuga.
“Chaves” era considerado um dos principais traficantes do Distrito Federal no início dos anos 2000.
Ele liderava um grupo especializado na produção e distribuição de “merla”, droga derivada da cocaína misturada a outras substâncias, como anfetaminas e cafeína, vendida em pequenas porções nas ruas.
Conhecido por comandar o “Esquema Chaves”, o traficante controlava toda a estrutura criminosa: aquisição de pasta base em Goiânia e Ceilândia, refinamento em laboratórios clandestinos e distribuição para revendedores.
Ele também gerenciava finanças, lavagem de dinheiro — por meio da compra e venda de veículos — e contratava advogados para integrantes da quadrilha.
A atuação do grupo ganhou notoriedade em 2002, quando a Polícia Federal (PF) deflagrou uma série de operações após seis meses de investigação, resultando em múltiplas prisões.
A captura em Redenção encerra mais um capítulo da trajetória criminosa do foragido.
(Da Redação do Fato Regional, com informações do Jornal Metrópoles, com publicação na coluna Na Mira, de @carloscarone).
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!











