Deputados federais e senadores se reúnem em sessão conjunta no dia 2 de fevereiro para a abertura da 4ª sessão legislativa da 57ª Legislatura, correspondente ao último dos quatro anos do mandato iniciado em 2023.
A solenidade está marcada para as 15h, no Plenário da Câmara dos Deputados, e será conduzida pelo presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP).
Durante a sessão, será lida a mensagem do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que apresenta aos parlamentares os projetos e prioridades do Poder Executivo para o ano legislativo de 2026. O Poder Judiciário também deve encaminhar uma comunicação ao Congresso.
A presença do presidente da República na cerimônia é facultativa. Tradicionalmente, o texto é entregue por um representante do Palácio do Planalto.
Após a leitura da mensagem presidencial, um representante do Supremo Tribunal Federal (STF) fará sua manifestação.
Em seguida, discursará o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).
O encerramento da sessão ficará a cargo do presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Os demais parlamentares não fazem uso da palavra.
Tradição
A abertura da sessão legislativa é precedida por um rito histórico que remonta à Proclamação da República.
A cerimônia inclui revista às tropas, execução do Hino Nacional, salva de tiros de canhão e a presença dos Dragões da Independência na rampa do Congresso Nacional — unidade militar criada em 1808, durante o reinado de Dom João VI.
(Da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Câmara de Notícias)
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!












