As praias paraenses, frequentemente, figuram em guias dos melhores destinos de viagem do Brasil. Recentemente, inclusive, a praia de Alter do Chão, em Santarém, foi citada pelo jornal O Estado de São Paulo, enquanto a praia do Paraíso, em Mosqueiro, foi recomendada pelo The Huffington Post Brasil.
Para quem ainda está de folga ou férias, ou pretende traçar um plano de viagens para este ano, a Redação Integrada de O Liberal elencou as nove das principais praias do Pará. Confira:
ALTER CHÃO
A vila de Alter do Chão, em Santarém, está entre os 10 melhores destinos turísticos do mundo, segundo o jornal O Estado de São Paulo. O período que compreende o final e o início do ano é o melhor para visitar o local. Aos amantes das fotografias, paisagens únicas, como a praia do Pindobal e Ilha do Amor, garantem vistas privilegiadas do por do sol. A culinária local é um atrativo, sobretudo com frutos do mar. Quem ficar, pode aproveitar outras opções de passeio que existem pela vila.
Como chegar: de carro, moto, ônibus ou avião até Santarém, depois de carro, moto ou ônibus até Alter do Chão.
Alter do Chão é banhada pelo rio Tapajós (Rodolfo Oliveira / Agência Pará)
ALGODOAL
Algodoal é uma das quatro vilas que formam a ilha de Maiandeua, em Maracanã. São 19 km² de praias e a mais famosa é a praia da Princesa, repleta de lendas locais. Possui muitas programações com festas noturnas e ritmos diversos. É uma Área de Proteção Ambiental (APA) e por isso preserva muito da paisagens nativa, tanto nas areias, quanto mangues. Recomendada para prática de esportes e passeios ecológicos.
Como chegar: de carro, moto ou ônibus até o porto de Marudá, depois de barco até Algodoal.
Seu nome verdadeiro é Maiandeua, mas é mais conhecida como ilha de Algodoal (Oswaldo Forte / O Liberal)
AJURUTEUA
Ajuruteua é uma vila litorânea banhada pelo oceano Atlântico, distante 36 quilômetros do município de Bragança. A paisagem é considerada uma das mais belas do Pará e costuma ser bastante tranquila. Ideal tanto para descansar quanto para praticar esportes radicais, como windsurf, kitesurf e surf. Há um navio naufragado que pode ser avistado quando a maré está baixa. O trajeto possui ótimas vistas e encontros aleatórios com garças e guarás.
Como chegar: de carro, moto ou ônibus até Bragança, depois de carro, moto ou ônibus até Ajuruteua.
Ajuruteua é uma pequena vila litorânea com vários detalhes rústicos (Oswaldo Forte / O Liberal)
JOANES
Salvaterra, no arquipélago do Marajó, brinda seus visitantes com Joanes, uma praia fluvial de água levemente salgada e com ventos fortes. As ondas são altas, chegando a 1,5 metro e são muito procuradas por surfistas. Os melhores meses para visitar local é durante o final e começo de ano, pois é o período de sol. Possui um conhecido comércio de artesanato e ruínas visitáveis de um convento.
Como chegar: de carro, moto ou ônibus até um terminal hidroviário, em Belém, depois de balsa ou barco até Salvaterra.
A paisagem natural de Joanes, no Marajó, agrada a todos os visitantes (Carlos Sodré / Agência Pará)
PARAÍSO
O distrito de Mosqueiro, em Belém, tem 15 praias e Paraíso, como o nome sugere, é considerada a mais bela, recomendada, inclusive, pelo The Huffington Post Brasil. É uma das mais conservadas da bucólica, com maior movimentação e diversidade de serviços de alimentação e hospedagem. Também é opção para a prática de esportes e as opções de refeição das barracas são consideradas as melhores do distrito.
Como chegar: de carro, moto ou ônibus até Mosqueiro.
A paisagem é atraente e tem ventos bem fortes (Oswaldo Forte / O Liberal)
VAI QUEM QUER
A mais famosa e mais bela dentre as 12 praias da ilha de Cotijuba, em Belém. Vai Quem Quer ganhou este nome pela distância do porto principal: aproximadamente 9 quilômetros. Antigamente, uma caminhada considerável por causa da areia, mas atualmente é possível chegar lá com charretes, bondinho e moto-táxi. Devido ao baixo movimento nos meses de baixa temporada, tem poucos serviços disponíveis,o que pode ofereceruma experiência bem rústica e relaxante. Em Cotijuba, inclusive, estão as ruínas do antigo presídio, que são visitáveis.
Como chegar: de carro, moto ou ônibus até o trapiche do Ver-O-Peso ou Icoaraci, em Belém, depois de balsa até Cotijuba.
Praticamente deserta na maior parte do tempo, Vai Quem Quer possui uma paisagem nativa e preservada. (Oswaldo Forte / O Liberal)
MAÇARICO
Apesar da praia do Atalaia ser a praia mais visitada e badalada de Salinópolis, Maçarico é considerada por muitos a mais bela do município, distante 214 km de Belém. Também é um dos balneários mais desenvolvidos do Pará, próximos à paisagens e biomas naturais, como mangues. À noite, a orla tem uma ótima paisagem e serviços disponíveis, entre alimentação e cultura.
Como chegar: de carro, moto ou ônibus até Salinópolis.
Maçarico é uma praia oceânica, com ondas fortes e amplas faixas de areia (Rodolfo Oliveira / Agência Pará)
PESQUEIRO
Outra praia do arquipélago do Marajó, desta vez no município de Soure. Pesqueiro é um destino certo para quem quer calmaria. São quatro quilômetros de extensão com paisagens rústicas e muito pitorescas: é comum encontrar búfalos soltos, inclusive para passeio turístico. Banhada pelas águas do rio Amazonas, que variam entre salgadas e doces, possui muita diversidade gastronômicae um centro comercial com forte presença do artesanato local. Dizem ter um dos melhores tacacás do Pará.
Como chegar: de carro, moto ou ônibus até um terminal hidroviário, em Belém, depois de balsa ou barco até Salvaterra, e depois de carro, moto ou ônibus até Soure.
Localizada na foz do Rio Amazonas, a Praia do Pesqueiro é o grande destaque na Ilha do Marajó (Sidney Oliveira / Agência Pará)
TUCUNARÉ
A praia mais famosa de Marabá e, provavelmente, um dos principais destinos nas férias e feriados prolongados é Tucunaré. Tem movimentação bastante irregular, variando de muitas pessoas ao mesmo tempo a calmaria total. É uma praia fluvial que, com a baixa do rio Tocantins, vai ganhando mais corpo e extensão, principalmente no final do ano. Uma das principais atrações são os bares molhados: as mesas e cadeiras ficam enterradas na areia, bem no meio da água. A orla foi reformada recentemente e possui programações e paisagens vespertinas e noturnas.
Como chegar: de carro, moto, ônibus ou avião até Marabá.
Uma das principais atrações da praia do Tucunaré são os bares molhados (Mácio Ferreira / Agência Pará)
Fonte: Oliberal.com