No próximo dia 12, Dia das Crianças, a Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Endica) vai promover uma série de capacitações on-line para a formação de conselheiros tutelares e demais interessados. É uma iniciativa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). O cronograma será publicado nas redes sociais da pasta.
Sob a coordenação da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA/MMFDH), a Endica vai oferecer cursos de capacitação específica e de formação continuada. O objetivo é qualificar e aprimorar o conhecimento de quem atua com temáticas da infância e adolescência no país.
“Os cursos são uma oportunidade de qualificação para que profissionais de diversos órgãos públicos e da sociedade civil se aperfeiçoem e desempenhem com excelência funções específicas voltadas para esse público tão importante. As crianças e adolescentes são prioridade no Brasil”, afirma o secretário nacional de direitos da criança e do adolescente, Maurício Cunha.
O material disponibilizado pela escola atenderá conselheiros tutelares, conselheiros de direitos da criança e do adolescente, profissionais da saúde, educação e assistência social, membros do Judiciário, da Defensoria Pública, do Ministério Público e a sociedade civil.
A Endica é mais uma ação da SNDCA para fortalecer o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA). O sistema articula e integra os governos e a sociedade civil na aplicação de instrumentos normativos e no funcionamento dos mecanismos de promoção, defesa e controle para a efetivação dos direitos humanos da criança e do adolescente.
Para dúvidas e mais informações, o e-mail é gab.sndca@mdh.gov.br.
(Da Redação Fato Regional, com informações do MMFDH)