Enquanto famílias permanecem confinadas para se proteger do coronavírus sars-cov-2, causador da pandemia de covid-19, o lar pode ser um local de cultura, aprendizado e entretenimento de outras formas. A recomendação da Casa de Cultura de Canaã dos Carajás, que integra o Instituto Cultural Vale, é a contação de histórias. Um momento leve e que tem um resultado importante: despertar interesse pela leitura. Se faltar um empurrãozinho, a instituição está promovendo espetáculos virtuais gratuitos com esse objetivo.
A programação é realizada toda terça-feira, às 20h. Para participar, basta solicitar nos telefones (94) 99160-8186 ou (94) 99220-3451. Os contos e as narrativas que serão apresentados em outubro vão mexer com a imaginação do público, trazendo muitas emoções e lições de vida. O primeiro deles será um espetáculo infantil sobre mitos e lendas populares do continente africano. O conto popular “Histórias de Tambor” será apresentado pelo contador Keydson Costa.
Na semana seguinte, no dia 20 de outubro, outro conto popular será apresentado na programação virtual da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás. “A Origem do Dia e da Noite – uma Tradição Oral” será interpretado pelo contador de histórias Alci Santos.
Já no dia 27, o espetáculo “A Casa dos Sentimentos”, escrito por Nana Toledo, colocará diante da plateia conflitos comuns no dia a dia das crianças, como medo, tristeza e saudade. Nesse dia, a contação de história terá a participação de um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Serviço
Apresentação do conto popular “Histórias de Tambor”, com Keydson Costa.
Quando: dia 13 de outubro, às 20h.
Apresentação do conto popular “A Origem do Dia e da Noite – uma Tradição Oral”, com Alci Santos.
Quando: dia 20 de outubro, às 20h.
Contação do livro “A Casa dos Sentimentos”, com o intérprete de Libras Sulivan Wainer.
Quando: dia 27 de outubro, às 20h.
Inscrições via WhatsApp: (94) 99160-8186 ou (94) 99220-3451.
(Da Redação Fato Regional, com informações da Casa da Cultura de Canaã)