A Cooperativa Indígena Kayapó, entre elas as comunidades de kendjan, Karema, a’ukre, ngotajte e pykaraankre, lançou edital de convocação para realização de assembleia geral. O objetivo é viabilizar a comercialização dos produtos extrativistas, crédito de carbono e turismos, denominada cooperativa MAT.KRE.
A publicação do Edital de Convocação ocorreu no último dia 3 pela Comissão Organizadora, composta por Djokro Kayapó, Bepkô Kayapó e Baxe Kayapó, no uso de suas atribuições e com fundamento na Lei 5.764, de 1971.
A assembleia geral será dia 28 de julho deste ano, às 15h, na avenida Carapanã, nº 2.589, centro de Ourilândia do Norte, sul do Pará.
Na pauta do dia constam: discussão e aprovação do Estatuto Social da Cooperativa; deliberação sobre a constituição formal e objetivos da Cooperativa; eleição e posse da primeira Diretoria e do Conselho Fiscal; definição da sede e demais aspectos estruturais da Cooperativa; aprovação do quadro de cooperados fundadores; e outros assuntos de interesse da fundação da Cooperativa.
Ainda de acordo com o Edital, a assembleia geral será instalada com qualquer número de presentes, respeitando os princípios da autogestão e da livre adesão, nos termos da legislação cooperativista e dos direitos assegurados aos povos indígenas pela Constituição Federal de 1988 e pela Convenção nº. 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

(Da Redação do Fato Regional)
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!