segunda-feira, 29 de abril de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Covid-19: com 64 anos e hipertenso, paciente sofre na busca por leito de UTI em hospital público do Pará

O Pará já está com 93,6% dos leitos estaduais de UTI e 54% dos leitos clínicos ocupados.
Foto: Reprodução
Atualizada às 18h

O paciente L.C.SC, de 64 anos, hipertenso, está há 10 dias enfrentando a batalha contra o Covid-19, no município de Barcarena. Sem leito de UTI para ele ficar e, já passando pela forma grave da doença, o paciente do sexo masculino, o qual não iremos divulgar o nome, encontra-se entubado e a família tenta ajuda do Governo do Estado para que seja internado e atendido de forma adequada ao seu atual quadro clínico.

O paciente está cadastrado no Sistema Estadual de Regulação (SER) para uma vaga no Hospital Regional do Baixo Tocantins, porém, não recebe nenhuma resposta do mesmo, segundo Patrick, sobrinho do paciente.

“Quando ele começou a apresentar os sintomas fomos alertados por um médico, conhecido da família, que meu tio realizasse uma tomografia do tórax. Após isso, levamos ele para o Hospital Municipal de Barcarena, onde nos orientaram a levá-lo para casa, pois segundo nos informaram, naquela noite (04 de maio), duas pessoas haviam morrido no local e o mesmo estava inapto a atendê-lo”, comenta Patrick.

Ainda segundo o denunciante, no dia 5 de maio ele retornou ao hospital de Barcarena para apresentar o resultado da tomografia de tórax realizada pelo tio. “Quando o médico examinou meu tio, no  dia 5, após o exames de tomografia, ele foi internado.  Mas, na sexta-feira, 8, o estado de saúde dele se agravado, tendo que ser transferido para um local que eles denominam de sala vermelha, precisando ser entubado. E nós estamos  aqui, na luta por retorno do  Regional, ou por um leito de UTI em algum outro hospital do Estado. Já entrei em contato com o Governo do Estado, da forma que pude mas até agora, não tenho resposta de nada. Ele está na fila de espera para o Hospital Regional do Baixo Tocantins, mas até o momento, nada também”, ressalta.

Patrick também está com a doença, mas, com sintomas leves, assim como sua esposa, mas, continua na busca por respostas sobre o leito para o seu tio. “O que nós queremos é uma resposta da  Sespa sobre a falta de leitos de UTI no Hospital para qual meu tio está no cadastro aguardando internação. Queremos saber do Estado, porque no hospital não obtemos respostas e não posso arriscar e perder mais um parente para essa doença”, conclui.

Leitos de UTI no Pará

O Pará já está com 93,6% dos leitos estaduais de UTI e 54% dos leitos clínicos ocupados. A informação foi repassada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) na sexta-feira, 8, segundo dia do lockdown decretado pelo Governo do Estado na capital e em mais nove municípios paraenses. A dificuldade de pacientes para acesso a esses leitos se reflete tanto no sistema público de saúde como no privado.

NOTA


A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou que o leito já está disponível para o paciente e, é de competência da Secretaria Municipal de Saúde de Barcarena, realizar a transferência do paciente.

 

 

Da Redação Fato Regional