sexta-feira, 22 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

CPI da Covid prevê criação de memorial em homenagens às vítimas do coronavírus

Medida precisa de aprovação no Senado. Serão 27 pedras em homenagem às unidades da federação instaladas na frente do Congresso Nacional, em Brasília.
Projeto do memorial em homenagem às vitimas da Covid-19, em Brasília — Foto: Reprodução

Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, no Senado Federal, aprovou o projeto que prevê a construção de um memorial em homenagem às vítimas do novo coronavírus no Brasil. A medida prevê a construção do monumento no espelho d’água do Congresso Nacional, em Brasília.

Um vídeo que mostra a estrutura foi divulgado pelo vice-presidente da CPI, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), no domingo (3), em uma rede social. Pela imagem é possível ver que serão instaladas 27 pedras em frente ao Congresso.

Cada pedra, segundo o senador, representa uma unidade da federação. Randolfe disse ainda que o memorial foi idealizado junto a uma associação de vítimas da pandemia.

g1 entrou em contato com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e questionou se a obra fere o tombamento de Brasília, porém, não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

O projeto, inclusive, pode ir à votação no Senado nesta terça-feira (5). O pedido para a apreciação foi feito pelo presidente da CPI, Omar Azis (PSD-AM), ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Se aprovada, a proposta segue para análise dos deputados federais.

Apesar da divulgação do projeto, ainda faltam informações sobre o memorial, como data para início e fim das obras, assim como o orçamento. O g1 pediu mais detalhes sobre a medida ao Senado e às assessorias de imprensa de Randolfe e de Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI, porém, não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

Fonte: G1