sexta-feira, 22 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

CPI da Covid: Raimundo Nonato, sócio da VTCLog, presta depoimento

A VTCLog é prestadora de serviços ao Ministério da Saúde desde 2018, e durante a pandemia é responsável pela distribuição de vacinas contra a Covid-19.
Foto: Reprodução | TV Senado.

CPI da Pandemia recebe nesta terça-feira (05) Raimundo Nonato Brasil, sócio da empresa de logística VTCLog.

VTCLog é prestadora de serviços ao Ministério da Saúde desde 2018, e durante a pandemia é responsável pela distribuição de vacinas contra a Covid-19.

O depoente deve ser questionado sobre os contratos firmados com o Ministério da Saúde, além dos R$ 4,7 milhões sacados e transportados por um motoboy da empresa, Ivanildo Gonçalves, que já foi ouvido no Senado.

Cruzamentos de pagamentos realizados pelo motoboy na boca do caixa com imagens de câmeras de segurança mostram beneficiamentos a Roberto Ferreira Dias, ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde e acusado de pedir propina por doses de vacina. Ivanildo da Silva negou conhecê-lo.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli concedeu, na noite de segunda-feira (04), um habeas corpus permite ao depoente direito de ficar em silêncio sempre que entender que as perguntas podem levá-lo ao risco de produzir prova contra si próprio.

O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da Pandemia, afirmou que a comissão encerrará os depoimentos ouvindo médicos e pacientes da Prevent Senior na próxima sexta-feira (08).

A agenda prevista para a semana previa a oitiva desta terça-feira (05), que ouve o sócio da VTCLog Raimundo Nonato, e a sessão da quarta-feira (06), que receberá o diretor da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Paulo Rebello.


“Na sexta, [teremos] o depoimento dos médicos e de algumas vítimas do escabroso teste humano, que era um projeto de governo que objetivava revolucionar a medicina no mundo, feito pela Prevent Senior, e exposto ao conhecimento dos brasileiros por essa comissão”, disse Calheiros na abertura da sessão desta terça.

Em suas declarações iniciais à comissão, o depoente Raimundo Nonato Brasil afirmou que todos os contratos firmados entre entre a VTCLog e o poder público “se encontram sobre o controle das autoridades internas dos órgãos públicos que nos contrataram”, assim como nos “tribunais de contas, Ministério Público e CGU”.

Nonato afirmou que “eventuais processos junto o Tribunal de Contas sempre foram respondidos” e que a empresa “nunca” levou qualquer penalidade.

Reta final

O depoimento deve ser o penúltimo da CPI da Pandemia, que tem previsão de realizar a leitura do relatório final no dia 19 de outubro.

O presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), disse ao analista de política da CNN Gustavo Uribe que a expectativa é de que seja proposto o indiciamento de pelo menos 30 pessoas.

 

 

 

 

Fonte: CNN Brasil