CPR XIII registra queda de 36% nos crimes violentos em 8 municípios do sul do Pará no primeiro semestre de 2025

O Comando XIII compõe os municípios de Sapucaia, Rio Maria, Bannach, Xinguara, Água Azul do Norte, Ourilândia do Norte, Tucumã e São Félix do Xingu.
O Comando XIII compõe os municípios de Sapucaia, Rio Maria, Bannach, Xinguara, Água Azul do Norte, Ourilândia do Norte, Tucumã e São Félix do Xingu. Foto: Divulgação.

O Comando de Policiamento Regional XIII (CPR XIII) registrou uma redução de 36% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) durante o primeiro semestre de 2025.

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (24) e apontam uma queda significativa em relação ao mesmo período do ano anterior. Os CVLI englobam crimes como homicídio, latrocínio, feminicídio e lesão corporal seguida de morte.

Entre janeiro e junho de 2025, foram registradas 41 ocorrências desse tipo nos municípios que compõem o CPR XIII — Sapucaia, Rio Maria, Bannach, Xinguara, Água Azul do Norte, Ourilândia do Norte, Tucumã e São Félix do Xingu. No mesmo período de 2024, haviam sido contabilizados 64 casos.

Segundo o comandante do CPR XIII, coronel da Polícia Militar Marcus Formigosa, os bons resultados são fruto do trabalho integrado das unidades subordinadas — o 17º e o 36º Bataçhões— que intensificaram a presença ostensiva nas ruas por meio de ações estratégicas.

Entre as operações realizadas estão Saturação, Comércio Seguro, Polícia Mais Forte e Fechamento de Bares e Festas, todas executadas de forma contínua.

Além disso, a adoção de análises criminais e planos de ação mensais tem contribuído para direcionar o policiamento às áreas mais críticas.

O comandante também destaca o reforço no investimento por parte do Governo do Estado, tanto na aquisição de equipamentos quanto na capacitação dos policiais.

“Essas iniciativas fortalecem a capacidade operacional do efetivo e refletem diretamente na redução dos índices de criminalidade na região”, conclui o coronel.

Veja aqui os telefones de emergência da PM em Tucumã, Ourilândia do Norte, São Félix do Xingu e Xinguara.

O Fato Regional publica apenas informações oficiais fornecidas por órgãos públicos e autoridades policiais, com base em registros formais de ocorrência.

Garantimos o direito de resposta a todos os citados, sempre que solicitado, respeitando o princípio da presunção de inocência.


(Da Redação do Fato Regional, com informações do CPR XIII da PMPA)

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!


 

Leia mais