Em São Félix do Xingu, sul do Pará, os CRAS, que são os Centros de Referência de Assistência Social Ana Kaubatz e Bem Viver, órgãos vinculados à Secretaria Executiva Municipal de Trabalho e Promoção Social (SEMTEPS), devido ao momento pandêmico de Covid – 19, levam informações e conscientização aos usuários por meio de vídeo institucional.
A equipe de profissionais tanto do CRAS Ana Kaubatz quanto do Bem Viver de São Félix do Xingu composta por pedagoga, orientadora social, educadora física, assistente social, psicóloga entre outros servidores, fornecem dicas para que a população possa ficar atenta aos sintomas e buscar tratamento, se necessário.
Na gravação do vídeo institucional são abordadas a Cor Roxa que é a escolhida para simbolizar o combate a Lúpus, Fibromialgia, e do Mal de Alzheimer, duas doenças autoimunes e uma degenerativa que têm muita relevância e são “silenciosas” em seus sintomas e de progressão gradual.
No caso da Cor Laranja é marcada pelo combate à Leucemia, e tem como principal missão alertar a população sobre a doença e a importância da realização de exames para o diagnóstico precoce.
As quatro doenças não tem hora para se manifestarem, e podem ser diagnosticadas precocemente. Por isso, a campanha foi criada para disseminar informações sobre essas doenças. “Queremos que a população saiba disso e sinta que pode contar conosco mesmo em momentos de adversidade”, explica a Psicóloga Fernanda Nôleto do CRAS, Bem Viver.
Fonte: Ascom/Prefeitura de São Félix do Xingu