Crédito no campo: mais de 25 mil agricultores familiares são beneficiados no Pará em 2025

Governo do Estado investe R$ 21,9 milhões para impulsionar a agricultura familiar e transformar realidades no interior.
Foto: Divulgação/Agência Pará.

O Governo do Pará, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Pará), já beneficiou mais de 25 mil agricultores familiares entre janeiro e julho de 2025, com a liberação de R$ 21,9 milhões em crédito rural.

Os recursos vêm de programas como o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronampe), o Programa Mais Alimentos, entre outras políticas públicas.

Os dados são do Sistema de Acompanhamento das Atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Sisater-Pará).

O atendimento da Emater alcança não apenas agricultores familiares, mas também produtores não-familiares, assentados, indígenas e quilombolas, contemplando cadeias produtivas como cacau, açaí, mandioca, hortaliças, avicultura e sistemas agroflorestais. Além do apoio produtivo, a assistência técnica também contribui com a regularização ambiental e produtiva das propriedades.

Histórias que inspiram transformação

Um dos exemplos do impacto do crédito é Suely Guedes, avicultora e produtora de açaí em Portel, no Marajó. Com apoio da Emater, ela e outras 26 mulheres da comunidade conseguiram construir um aviário com capacidade para 500 frangos e melhorar o manejo de açaí em áreas de várzea.

“Minhas finanças aumentaram em 50% e agora posso realizar o sonho de construir um barco com meu filho para transportar nossos produtos até as cidades. Também estamos erguendo uma cozinha semi-industrial para gerar renda e oportunidades para as mulheres da nossa comunidade”, celebrou Suely.

Em Breves, Josilane Mapuá é outra produtora que viu a realidade mudar com apoio da Emater e crédito do Pronaf Floresta. Com investimento no manejo de açaizais, ela expandiu sua produção e agora se prepara para iniciar um novo projeto de piscicultura.

“Vamos começar a criação de peixes com um viveiro que será instalado na nossa área. Também trabalhamos com óleo de andiroba e receberemos apoio para criar galinhas. Tudo isso está melhorando nossa renda e qualidade de vida”, relatou Josilane.

Compromisso com quem produz

Com quase 60 anos de atuação, a Emater-Pará é referência na promoção da agricultura familiar no estado. Para o presidente da instituição, Joniel Abreu, o trabalho vai além do crédito.

“A Emater leva conhecimento, assistência técnica e acesso a políticas públicas diretamente ao campo. Isso transforma vidas, gera autonomia financeira e valoriza a produção local, garantindo alimentos de qualidade para a população”, destacou.


(Da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará).

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!

 

Leia mais