quinta-feira, 2 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Criminalidade cai no Pará pelo quarto mês seguido este ano

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior, comentou sobre as denúncias de supostas irregularidades nas ações de PMs.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) apresentou ontem o balanço mensal das estatísticas sobre a violência no Pará. Pelo quarto mês consecutivo, houve uma diminuição nos números da criminalidade em todo o território paraense.

Para se ter ideia, o registro de homicídios no mês passado (abril) foi 38% menor que o total registrado em abril de 2018, quando 380 pessoas foram vítimas deste tipo de crime.

Em relação a roubos, os índices também apontam para um declínio de 30% ao longo dos quatro primeiros meses deste ano. Isto porque entre 1º de janeiro deste ano até o último dia 30, foram registrados 6.179 ocorrências de roubo, enquanto que no mesmo período do ano passado, 8.852 ocorrências foram registradas.

A Grande Belém ainda é a área de maior ocorrência de criminalidade, mas as ações das polícias e demais órgãos ligados à Segurança Pública foram intensificadas e o resultado tem sido positivo, conforme dados da Segup.

Durante a coletiva, o secretário de Estado de Segurança Pública, Ualame Machado, ressaltou que, apesar dos números representarem uma notícia positiva aos paraenses, os trabalhos ainda serão melhorados. “Nenhuma morte violenta deve ser festejada e iremos trabalhar ainda mais para que elas não aconteçam”, pontuou ao citar os índices de homicídios.

Em abril de 2018, o Pará estava com uma média de 12,66 mortes por homicídio por dia. Em abril deste ano, a média foi de 7,9 homicídios por dia. “Os números mostram que este ano conseguimos preservar 141 vidas”, frisou Ualame Machado.

INVESTIGAÇÃO

Durante a entrevista coletiva, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior, comentou sobre as denúncias de supostas irregularidades nas ações de PMs em dois casos de homicídios na capital paraense, nos últimos dias. Dilson frisou que a Corregedoria já abriu inquérito para apurar as denúncias. “É interesse também da Polícia que estes casos sejam esclarecidos”, afirmou o comandante.


Ainda sobre assuntos relacionados diretamente a PM, o titular da Segup também foi questionado sobre assassinato de 15 policiais militares este ano, no Pará. Ele respondeu que considera alto estes índices, mas pontuou que diversas ações estão sendo desenvolvidas para combater os casos de violência. “Os policiais foram mortos quando não estavam em serviço e nós estamos intensificando os cursos de aperfeiçoamento dos policiais para quando eles estiverem fora do horário de serviço”, disse Ualame Machado.

 

 

Fonte: DOL