domingo, 19 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Damares Alves apresenta plano com 110 ações para a Ilha do Marajó

Ministra participou de um encontro, em Brasília, para definição dos planos de ações do programa Abrace o Marajó
Crédito: Willian Meira/MMFDH

A titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Damares Alves, apresentou um plano com 110 ações do Governo Federal, durante o encontro sobre o programa Abrace o Marajó, realizado na última quinta-feira, 28, em Brasília, com a participação do presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Carlos Von Doellinger.

O programa, criado pelo Governo Federal em março do ano passado, tem como objetivo o desenvolvimento socioeconômico dos 16 municípios que compõem a Ilha do Marajó. As ações são uma resposta estratégica para a recuperação da dignidade humana da população marajoara. O Ipea integra o Grupo Executivo do programa, que é responsável por analisar a necessidade de aprimoramento do Abrace do Marajó. Além de propor indicadores de monitoramento e de avaliação da iniciativa e de suas ações, inclusive daqueles relativos à eficácia, à eficiência e à efetividade das políticas públicas.

Durante a reunião, a ministra destacou a transversalidade das ações adotadas para promover o desenvolvimento econômico e social do arquipélago. “O governo do presidente Jair Bolsonaro veio para dizer que a população do Marajó não está sozinha. Estamos fazendo um grande pacto com as 16 cidades da localidade. São 110 ações do Governo Federal em um arquipélago, em um plano de ação que já passa de R$ 4 bilhões”, afirmou Damares.

No encontro, ainda foi detalhado o plano de ação do Programa Abrace o Marajó 2020-2023. O documento reúne um conjunto de compromissos concretos voltados para a geração de empregos e promoção da melhoria da dignidade, da educação e da saúde da população da região. A reunião também contou com a participação da secretaria-executiva do MMFDH, Tatiana Alvarenga, e pelo diretor-executivo do programa no MMFDH, Henrique Villa.

Sob a coordenação do MMFDH, integram o comitê gestor do programa os ministérios da Justiça e Segurança Pública, da Defesa, da Economia, da Infraestrutura, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Educação, Cidadania, da Saúde, de Minas e Energia, da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, do Meio Ambiente, do Turismo e do Desenvolvimento Regional e a Controladoria-Geral da União.


O Marajó possui cerca de 550 mil habitantes. É o maior arquipélago flúvio-marítimo do planeta. Formado por cerca de 2.500 ilhas e ilhotas, tem enorme potencial de desenvolvimento e crescimento, mas, convive historicamente com uma realidade de pobreza e exclusão, refletida nos indicadores do IDHM.

 

Fonte: Roma News