Defesa Civil atua diante da crise hídrica em Xinguara e cobra medidas da BRK para restabelecer abastecimento

Após denúncias da população, órgão municipal vistoria reservatórios, confirma seca na represa Caracol e acompanha ações emergenciais para garantir água aos moradores.
A equipe da Defesa Civil esteve na Estação de Tratamento de Água para verificar a situação e cobrar providências imediatas da concessionária. Foto: Reprodução/Redes Sociais.

A Prefeitura Municipal de Xinguara, por meio da Defesa Civil, assumiu protagonismo diante da crise hídrica que atinge o município após o esvaziamento do reservatório principal da empresa BRK Ambiental, que presta de serviços de água e esgoto aos moradores. A equipe esteve, nesta segunda-feira, 03, na Estação de Tratamento de Água para verificar a situação e cobrar providências imediatas da concessionária, após inúmeras denúncias de moradores pela falta de água em vários bairros da cidade.

A vistoria da Defesa Civil confirmou que a represa Caracol, principal fonte de captação da BRK, secou, provocando a interrupção no fornecimento. Foto: Reprodução/Redes Sociais.

De acordo com o órgão, a vistoria confirmou que a represa Caracol, principal fonte de captação da BRK, secou, provocando a interrupção no fornecimento. A Defesa Civil informou que acompanha de perto todas as ações adotadas pela concessionária para minimizar os impactos à população.

A empresa BRK montou uma força-tarefa emergencial para assegurar o abastecimento aos moradores. Foto: Reprodução/Redes Sociais.

O representante da Defesa Civil explicou que, ao chegar ao local, foi constatado que a BRK montou uma força-tarefa emergencial para assegurar o abastecimento. Entre as medidas acompanhadas pelo órgão estão:

  • Uso de cinco caminhões-pipa, que farão o transporte de água 24 horas por dia até a Estação de Tratamento;
  • Captação provisória de água de outra represa localizada acima da Caracol;
  • Previsão de 5 a 8 dias para normalizar o fornecimento em toda a cidade;
  • Instalação de um sistema de encanamento provisório entre a nova fonte de água e a estação.

Além de monitorar as ações emergenciais, a Defesa Civil fez cobranças diretas à BRK. Entre as exigências está a limpeza do reservatório durante o período de estiagem, aproveitando o nível baixo para realizar manutenção e melhorar a captação, evitando que a população enfrente novos episódios de falta de água.

A Defesa Civil também fez outras cobranças à BRK, como a limpeza do reservatório durante o período de estiagem. Foto: Reprodução/Redes Sociais.

“A Defesa Civil está atuando a pedido do prefeito e em respeito aos moradores, que não podem ficar sem água. Estamos acompanhando de perto, cobrando e monitorando para garantir que a BRK cumpra as medidas e que a situação seja normalizada no menor tempo possível”, afirmou o órgão.

A Defesa Civil permanece mobilizada e informou que seguirá fiscalizando diariamente os trabalhos da concessionária até que o abastecimento esteja totalmente restabelecido em Xinguara.

 


(Da Redação do Fato Regional).

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!

 

 

Leia mais