sábado, 18 de janeiro de 2025

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Delegação paraense busca conhecimento sobre realização da Conferência do Clima

Foto: Ascom/Semas

O Estado do Pará reafirma sua posição de liderança para sediar a Conferência do Clima (COP 30), em 2025, ao buscar o conhecimento necessário para iniciar o trabalho prévio à realização do evento. O anúncio da candidatura de Belém como sede da Conferência foi feito pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a COP 27, realizada no Egito, em novembro passado.

Nesta quarta-feira (15), uma delegação paraense se reuniu com Nigel Topping, o climate champion da COP 26, realizada em Glasgow, na Escócia, em 2021. O encontro ocorreu na sede da embaixada brasileira em Londres (Inglaterra). Climate champion – campeão do clima – é a pessoa eleita para estar à frente do trabalho de gestão dos compromissos que antecedem o evento, com o objetivo de agregar pessoas públicas e instituições privadas para a colaboração efetiva à realização da Conferência. O trabalho é feito de forma integrada e subordinada ao presidente eleito da COP.

Com a expertise da COP 26, Nigel Topping afirmou que o ideal é começar o quanto antes a preparação do evento, definindo os participantes da equipe. Ele disse também que a escolha do Brasil como sede da COP 30 é muito significativa. “Estou muito animado com a nova administração do Brasil, e é muito animador que o Brasil se candidatou a fazer uma COP na Amazônia. A realização de um evento como este é muito complexo, por isso a importância de trazer todos os segmentos para a concretização”, ressaltou.

Na reunião foi enfatizado que a pessoa escolhida para ocupar a posição de climate champion deverá conhecer a Amazônia, ter espírito de liderança e se dedicar integralmente à função. Além disso, as funções de presidente e climate champion devem se complementar.

Referências – O secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro O’de Almeida, disse na reunião que a busca pelo conhecimento é fundamental para uma melhor experiência e o sucesso do evento. “Ter referências de quem já colaborou diretamente para sediar uma COP é essencial para que possamos entender melhor como fazer, assim como quais caminhos necessitamos percorrer para obter êxito na realização, após a confirmação de Belém como sede da COP 30”, declarou Mauro O’de Almeida, acrescentando que “o diálogo com Nigel Topping foi muito produtivo, e com toda certeza mostrou um horizonte que devemos seguir”.


A agenda de compromissos da delegação paraense na Inglaterra continua nos próximos dias, liderada pelo governador Helder Barbalho, que na próxima sexta-feira (17) será recebido pelo Rei Charles III no Palácio de Buckingham, para dialogar sobre ações globais na área de sustentabilidade.

Também participaram da reunião o secretário adjunto de Gestão de Recursos Hídricos e Clima da Semas, Raul Protázio Romão, e o embaixador e coordenador de Relações Internacionais, Everton Vargas.

Fonte: Agência Pará