quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

‘A democracia venceu e ainda estamos aqui’, diz Lula em ato 2 anos após tentativa de golpe em 8 de janeiro de 2023

A cerimônia no Planalto contou com a presença de ministros, parlamentares, governadores e representantes dos Três Poderes, além dos comandantes das Forças Armadas, a que Lula agradeceu pela participação. 'Estamos aqui para dizer que estamos vivos e que a democracia está viva, ao contrário do que planejavam os golpistas de 8 de janeiro de 2023', declarou o presidente
O ato reuniu diversas autoridades e foi encerrado com um gesto simbólico, chamado de Abraço da Democracia, com a presença de movimentos sociais e membros das Forças Armadas que não compactuaram com a tentativa de golpe (Foto: Lula Marques / Agência Brasil)

No dia 8 de janeiro de 2023, o Brasil foi horrorizado com cenas de destruição das sedes dos Três Poderes em Brasília. Obras de arte foram vandalizadas, patrimônios foram depredados e um imenso custo ficou para os cofres públicos. A Polícia Federal e o Supremo Tribunal Federal (STF) consideram como uma tentativa de golpe de estado, que tentava reverter o resultado das urnas em 2022. Dois anos depois, um ato relembrou que a democracia venceu.

“Hoje é dia de dizermos em alto e bom som: ainda estamos aqui. Estamos aqui para dizer que estamos vivos e que a democracia está viva, ao contrário do que planejavam os golpistas de 8 de janeiro de 2023”, disse o presidente Lula (PT). Ele fez uma referência ao filme “Ainda estou aqui”, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres – ganhadora do Globo de Ouro – sobre a trajetória de Eunice Paiva, que teve o marido, Rubens Paiva, assassinado pela ditadura militar.

A cerimônia no Planalto contou com a presença de ministros, parlamentares, governadores e representantes dos Três Poderes, além dos comandantes das Forças Armadas, a quem o presidente fez questão de agradecer pela participação. “Estamos aqui para lembrar que, se estamos aqui, é porque a democracia venceu. Caso contrário, muitos de nós talvez estivéssemos presos, exilados ou mortos, como aconteceu no passado. E não permitiremos que aconteça outra vez”, prosseguiu Lula.

Antes do ato, Lula recebeu de volta 21 obras de arte e peças do acervo cultural do Palácio do Planalto, que haviam sido vandalizadas pelos invasores no dia 8 de janeiro de 2023. Ao final, o presidente e as autoridades desceram a rampa do palácio para um ato na Praça dos Três Poderes, o “Abraço da Democracia”, com a presença de populares e movimentos sociais.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Brasil)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!