Mesmo em 2021, vários municípios do interior do Pará continuam sem uma agência bancária própria. Parece absurdo, mesmo com vários bancos já migrando para plataformas totalmente digitais, mas é a realidade. Até novembro do ano passado, Bannach, na região da PA-279, no sul do estado, não tinha uma única agência. Agora possui uma do Banpará.
Buscando uma solução para isso, o deputado federal Cássio Andrade (PSB-PA) protocolou, junto ao Ministério da Economia, uma solução que amplie a malha bancária do Pará, principalmente em municípios onde não há agências ou onde, no máximo, só há uma agência de um banco. Há lugares que ainda contam com serviço bancário dos Correios.
“A população do interior do estado do Pará reivindica por mais agências bancárias em seus municípios. Portanto, nós protocolamos uma indicação que sugere ao Ministério da Economia a adoção das providências necessárias à abertura de mais agências bancárias do Banco do Brasil, da Caixa e do Banco da Amazônia no estado do Pará, especialmente nos municípios situados no interior”, comentou Cássio.
Não há um prazo certo para que uma resposta seja dada. Porém, essa demanda reprimida por serviços bancários, caso ainda fosse invisível ao Ministério da Economia e bancos privados, agora é pública.
(Da Redação Fato Regional)