O Deputado Cássio Andrade (PSB-PA) protocolou na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (23), um pedido para viabilizar a instalação de usinas de geração de oxigênio no estado do Pará.
O pedido da instalação de usinas de oxigênio considera os efeitos da segunda onda da pandemia do novo coronavirus no país, para que o estado do Pará se antecipe, caso não consiga suprir a demanda de oxigênio diante do colapso na saúde pública.
Segundo o Deputado, a instalação de usinas no Pará, traz muitas vantagens da produção própria, como o fornecimento do oxigênio com um custo mais barato, sem comprometer a qualidade e ainda garante o fornecimento de forma contínua, “com as usinas geradoras de oxigênio, o estado permite autonomia da substância, sem depender de uso externo e evita o desabastecimento”, afirma.
O objetivo do protocolo é conseguir apoio e atenção especial junto ao Ministério da Saúde para viabilizar a implantação das usinas de oxigênio no estado do Pará, em caráter emergencial. Segundo dados da Sespa divulgados nesta terça (23), o Pará registra atualmente 400.523 casos de Covid-19 e 9.899 mortes. A ocupação de leitos de UTI já ultrapassa a marca de 87% na rede pública com total de 538 pacientes internados em terapia intensiva (UTI), que precisam de oxigênio no tratamento de recuperação.
Fonte: Assessoria de Imprensa