domingo, 5 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Deputado Thiago Araújo se indigna com rejeição de emenda que cobrava transparência em empréstimo milionário do Governo do Pará

Projeto de lei que autoriza o Estado do Pará a contratar operação de crédito externo até o valor de US$ 100 milhões de dólares junto ao Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird),
Crédito: Baltazar Costa

Deputados estaduais aprovaram nesta quarta-feira, 6, o projeto de lei que autoriza o Estado do Pará a contratar operação de crédito externo até o valor de US$ 100 milhões de dólares junto ao Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), para investimentos emergenciais no combate ao novo coronavírus. Durante a votação, o deputado Thiago Araújo (Cidadania) sugeriu uma emenda que cobraria transparência do Governo na gestão do empréstimo.

“Obriga que todos os atos e peças do processo de licitação, em sua íntegra e desde abertura e autorização do ordenador de despesa, deverão constar em campo novo e específico do Portal de Transparência que será criado pelo Poder Executivo referente a contratação de operação de credito externo”, dizia a emenda sugerida pelo deputado.

De maneira remota, para não gerar aglomeração, cada deputado votou e justificou seu voto em casa, online. Entretanto, segundo Thiago, na hora de justificar seu voto em defesa da emenda que pedia transparência com o dinheiro público, ele foi ignorado pela deputada que estava presidindo a sessão, Michele Begot (PSD), aliada do Governo Estadual.

O momento gerou uma confusão e Thiago se indgnou quebrando o decoro parlamentar. O deputado justificou o episódio explicando que não sabia que seu microfone estava ligado no momento da discussão e pediu desculpas após o ocorrido. “Minha emenda estava sendo rejeitada por orientação da liderança do Governo, estava tentando justificar o meu voto e emenda, mas no momento, a mesa diretora não me deixou falar, queriam impedir o meu direito de parlamentar. Naquele instante, eu esbravejei pra mim e infelizmente o áudio estava aberto”, lamentou o deputado.

“Na hora que eram pra me ouvir, não quiseram. Mas no momento em que era pro microfone estar fechado, me ouviram”, desabafou. Ao final da sessão, Thiago pediu desculpas. “Eu não sabia que o áudio estava aberto, mas mesmo assim, eu pedi desculpas para a deputada Michele Begot, justificando que tudo foi em defesa da emenda”, finalizou.


No final, a emenda que solicitava a transparência do Governo do Estado foi rejeitada pelos deputados. O empréstimo milionário, entretanto, foi aprovado.

 

 

Fonte: Com informações do Portal Roma News