terça-feira, 30 de abril de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Deputado Torrinho Torres cobra da Vale retroativo dos impostos à São Félix do Xingu

Deputado afirma aguardar a posição do estado para que essas condicionantes sejam aplicadas e a Vale seja uma empresa cidadã para São Félix do Xingu.
Torrinho: Em respeito a população de São Félix do Xingu, cobramos que a Vale pague o retroativo que deve de impostos à São Félix.

O deputado estadual Torrinho Torres, (Podemos) cobrou, por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais, que a mineradora Vale pague os impostos retroativos ao município de São Félix do Xingu, sudeste do estado.

“Em respeito a população de São Félix do Xingu, cobramos que a Vale pague o retroativo que deve de impostos à São Félix, ou se não, está fora da exploração mineral do município. Não tem meio termo”, disparou o deputado, acrescentado que o município não quer migalhas, apenas que a mineradora pague o que deve.

 

Vista aérea do site da Vale da Onça Puma em Ourilândia do Norte-PA . Foto: Wesley Costa

A posição firme do parlamentar foi tomada logo após reunião, nesta semana, com o prefeito João Cleber, o secretário-adjunto de Gestão e Regularidade da Secretaria Ambiental de Meio Ambiente do Estado (Semas), Rodolpho Zahluth Bastos, durante apresentação do relatório que apontou as condicionantes para que Vale cumpra com o município.

“Por isso, estamos aguardando a posição do estado para que essas condicionantes sejam aplicadas e a Vale seja uma empresa cidadã para São Félix do Xingu”, completou.

Veja vídeo ;

A equipe de Reportagem do Portal Fato Regional entrou em contato com a Vale e aguarda retorno da mineradora.

Outro lado

Em nota a Vale informou que “cumpre as condicionantes ambientais de todos os seus empreendimentos. Da mesma forma, a empresa efetua regularmente o recolhimento dos tributos, observando a legislação vigente”.

Alem disso, a mineradora afirma que “tem como premissa contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e estabelecer relações de respeito e confiança dos territórios nos quais está presente. Com uma história de quase quatro décadas no Pará, as atividades da Vale na região refletem este compromisso com as comunidades e instituições públicas locais. Exemplo desse compromisso os recentes investimentos na região em parceria com o governo do estado, como a construção do Hospital Regional de média e alta complexidade da PA-279, que atenderá os moradores da região, como São Félix do Xingu e outros municípios vizinhos. Na área da educação, a Fundação Vale mantém a Estação Conhecimento de Tucumã, que atende quase mil crianças em situação de vulnerabilidade social no município”.


Ainda segundo a Vale, a empresa “mantém diálogo permanente com a gestão municipal dos territórios onde atua, e reforça que opera a unidade de níquel, Onça Puma, em São Félix Xingu e Ourilândia do Norte, com observância às leis”.

Redação Portal fato Regional