O deputado estadual Torrinho Torres (Podemos) apresentou na Alepa (Assembleia Legislativa do Pará) um pedido de implantação de uma unidade do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, no município de Redenção, sul do Pará, para atender os municípios vizinhos e região do Araguaia, no sul do Estado.
Atualmente, a unidade mais próxima do CPC fica localizada em Marabá, sudeste paraense. Nas suas redes sociais, Torrinho falou sobre a importância de se ter em Redenção uma unidade do órgão. Assista:
“Mais uma importante conquista que em breve, vamos levar pra Redenção e municípios vizinhos”, disse o deputado.
Sobre o CPC Renato Chaves
O Centro de Perícias Científicas Renato Chaves é uma Autarquia responsável pela perícia oficial do Estado do Pará. Criado pela Lei Nº 6.282 de janeiro de 2000, o CPC é voltado e assistência aos usuários do Sistema de Segurança Pública (Segup), Ministério Público, Poder Judiciário e a sociedade em geral. É dotado de autonomia administrativa, financeira, patrimonial e técnica, sendo composto por dois institutos, o Instituto Médico Legal (IML) e o Instituto de Criminalística (IC), ambos vinculados a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Pará.
A finalidade do CPC RC é coordenar, disciplinar e executar a perícia cível e criminal no Estado do Pará e tem como missão realizar a Perícia Oficial por meio de métodos técnico-científicos com imparcialidade, auxiliando a justiça e a sociedade na promoção da cidadania. Tem como competência organizar e normatizar a rede de serviços da perícia oficial através do IC e do IML em todo o território paraense, bem como fomentar o desenvolvimento de recursos humanos para a Medicina Legal e a Criminalística, a fim de garantir a efetiva preservação da Perícia oficial, com qualidade e eficiência, em todo o Estado do Pará.