O deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) fez alertas em relação à pré-candidatura do governador de São Paulo, João Doria, também do PSDB, à Presidência da República, na quarta-feira, 16. Para Aécio, que foi candidato ao Planalto em 2014, uma eventual derrota de Doria colocaria o PSDB em uma posição de “pouca significância no cenário nacional”.
“A determinação do governador Doria é algo a ser elogiado, mas o risco é quando a determinação vira obsessão. E isso, uma eventual derrota de João Doria nesse momento, levará o PSDB a ter uma posição de pouca significância no cenário nacional, e o PSDB é essencial ao país”, afirmou o deputado. Na avaliação de Aécio, Doria não mostra condições de constituir alianças e coloca em risco a posição do partido em âmbito nacional.
Na opinião de Aécio, o desconforto em relação à baixa pontuação de Doria nas pesquisas até aqui já tem provocado consequências no partido.
“O dano já está ocorrendo. Estamos com cerca de oito parlamentares deixando o PSDB até o fim deste mês. E não é em razão da candidatura de Doria, é de qualquer candidato que não tenha viabilidade eleitoral, que não mostre condições de constituir alianças. Estamos com dificuldades de construir chapas proporcionais no Brasil inteiro”, disse Aécio.
O deputado tucano disse ainda que uma eventual candidatura de João Doria ao Senado ajudaria o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), na candidatura ao governo paulista. “Não é demérito o João Doria ser candidato ao Senado”.
Para Aécio, o nome mais indicado para “consolidar uma verdadeira 3ª via” seria o do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB-RS), que acena para uma possível filiação ao PSD.
“Leite cometerá equívoco se sair do PSDB”
Aécio defende a permanência de Eduardo Leite no PSDB e considera que a troca de sigla será um “equívoco” do governador do Rio Grande do Sul. Leite se reuniu na manhã desta terça-feira (15), em São Paulo, com o presidente do PSD, Gilberto Kassab.
Integrantes da cúpula do partido disseram que a conversa serviu para avançar mais uma casa no ingresso de Leite à sigla.
“Se sair do PSDB meu amigo Eduardo Leite estará cometendo um grande equivoco…É hora de termos responsabilidade, e o PSDB se não manter Leite em seu quadro e dar condições de ter seu nome avaliado, a sim estaríamos cometendo uma irresponsabilidade”, disse o deputado.
Fonte: CNN Brasil