segunda-feira, 27 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Desintrusão da Apyterewa será suspensa nesta segunda-feira (16), informa prefeito João Cleber

Num recado por vídeo, o prefeito menciona que o presidente Lula se comprometeu com o governador Helder Barbalho a suspender ainda nesta segunda-feira (16/10) a desintrusão da Apyterewa, onde quase 2 mil famílias vivem o drama social da terra
Em um vídeo, o prefeito comunicou que recebeu a confirmação do governador Helder Barbalho de que o presidente Lula assegurou a suspensão da operação de desintrusão (Foto: Ascom PMSFX)

A operação de desintrusão da Apyterewa, em São Félix do Xingu, no sul do Pará será suspensa a partir desta segunda-feira (16). A informação foi confirmada pelo prefeito João Cleber (MDB), após uma conversa com o governador Helder Barbalho (MDB), que intercedeu junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelas cerca de 2 mil famílias que vivem na área. A notícia traz alívio após uma semana que começou sob tensão e com risco de conflito.

Em um recado aos moradores da Apyterewa, o prefeito garante que o presidente acatou o pedido de Helder e fará a suspensão da operação, que nesta segunda-feira resultou na morte do agricultor Oséas — conhecido como “Barbicha” e “Doidão” — que morava na área. A operação começou no dia 2 deste mês e seguiria até o dia 31. Moradores acusam a Força Nacional de matar o homem, além de impedir a entrada de alimentos e água às vilas da área.

“O presidente da República se comprometeu com o governador a suspender hoje essa operação. O compromisso foi de que as pessoas só podem sair se receberem indenização. Quero agradecer, ao governador Helder, ao deputado estadual Torrinho (Podemos) e ao deputado federal Priante (MDB), que têm lutado pelo povo da Apyterewa. E às famílias eu peço agora que tenham calma e paciência. Não era preciso chegar ao quer acontceu hoje. Esperamos que agora haja diálogo, de forma pacífica e harmônica”, disse João Cleber.

Com a suspensão da operação nesta segunda-feira, não se sabe quais serão os próximos passos e novos prazos da desintrusão. A Redação do Fato Regional solicitou um posicionamento ao Governo Federal sobre em que momento a desintrusão será oficialmente suspensa na Apyterewa.

Após a morte do agricultor, moradores da Apyterewa fizeram manifestações reprimidas pelos agentes da Força Nacional nesta segunda-feira, 16 de outubro (Foto: Neia Craveiro / Jucelino Show na Net / Especial para o Fato Regional)

 

O Fato Regional segue acompanhando os eventos da operação de desintrusão da Apyterewa em São Félix do Xingu e repercussões em Brasília. Acompanhe nossa cobertura!

(Da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:]

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!