domingo, 19 de janeiro de 2025

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Detentos líderes de facções criminosas no Pará são transferidos para presídios federais

Treze presos foram levados em comboio para a Base Aérea de Belém e transferidos em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB).

Treze internos de presídios do Pará, ligados à liderança de facções criminosas, foram transferidos para unidades federais de segurança máxima nesta quinta-feira (25).

De acordo com a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), a transferência dos presos faz parte da operação “Êxodo”. Os detentos foram levados em comboio para a Base Aérea de Belém e transferidos em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB). Atualmente, 25 presos no Pará estão em presídios federais.

O coronel Mauro Matos, diretor-geral da Susipe, informou que a transferência é forma de combater o crime organizado. “O serviço de inteligência identificou lideranças que exerciam algum tipo de influência na execução de crimes dentro e fora dos muros dos presídios”, disse.

As ações de revista e demais medidas devem ser intensificadas no Pará, de acordo com o secretário Extraordinário de Estado para Assuntos Penitenciários, Jarbas Vasconcelos. “Estamos transferindo nomes, dos mais perigosos, para o sistema federal, esperando que haja uma diminuição das ordens de crimes de grande repercussão violenta nas ruas”, afirmou.

O esquema de segurança contou com o apoio da Polícia Militar, pelos efetivos Comando de Missões Especiais e Batalhão de Polícia Penitenciária, além da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), pelo Grupamento Aéreo.

Fonte: G1 Pará
Foto: Susipe / Akira Onuma