O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) iniciou a operação “Corpus Christi” nesta quarta-feira (29). Até a próxima segunda (3), a fiscalização será reforçada em municípios onde há balneários e costumam ter aumento de visitantes. Serão 160 agentes espalhados por Conceição do Araguaia, Mosqueiro (distrito de Belém), Salinópolis, Marabá, Santarém e Itaituba.
A diretora-geral do Detran, Renata Coelho, explica que a ação faz parte do conjunto de ações desenvolvidas para garantia da segurança viária nas estradas paraenses. “Nós implementamos iniciativas para dar fluidez ao trânsito e garantir que as equipes possam trabalhar diretamente na segurança viária. Inclusive nos locais com maiores movimentações”. Os locais locais foram escolhidos devido ao seu alto fluxo de veículos durante folgas e feriados prolongados.
Os agentes estarão responsáveis por fiscalizar, orientar e garantir a segurança de todos que utilizam as vias públicas, minimizando o risco de acidentes e promovendo um trânsito mais seguro e organizado, como assegura Renata Coelho. O Detran reforça a importância de usar cinto de segurança, capacete e jamais dirigir após consumo de bebidas alcoólicas ou drogas psicoativas. Importante fazer uma revisão no veículo e evitar dor de cabeça ao ir e voltar do passeio.
Corpus Christi, na prática, não é exatamente um feriado e é considerado ponto facultativo segundo o Governo do Pará. Somente em alguns estados e municípios, por lei local, a data é considerada um feriado. No entanto, por todo o estado, há uma movimentação de não funcionamento de diversos estabelecimentos públicos e privados. E é um dos poucos deste ano.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Sem acordo, funcionários de supermercados de 6 municípios do Sul do Pará não podem trabalhar em feriados, diz sindicato
- Servidor dos Correios de Ourilândia do Norte é investigado por suspeita de desviar encomendas
- Justiça determina que bebê de Rio Maria, em condição grave, receba assistência; prefeitura garante atendimento
- Polícia Federal investiga supostos pedófilos em Xinguara; servidor municipal está entre suspeitos
- Polícia Civil procura por dupla que furtou moto no centro de Tucumã