O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) inicia nesta quarta-feira, 4, a Campanha Maio Amarelo 2022. Com o tema “Juntos Salvamos Vidas”, o órgão de trânsito quer mobilizar toda a sociedade para a responsabilidade coletiva na promoção de um trânsito mais seguro.
O Maio Amarelo é um movimento nacional criado em 2014 para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. O movimento é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil com a intenção de colocar em pauta o tema da segurança viária e mobilizar toda a sociedade.
No Pará, o Detran realiza uma vasta programação ao longo do mês com ações educativas à população da Região Metropolitana de Belém e do interior do estado. A campanha inicia no dia 04 com abordagem educativa durante a entrega da Usina da Paz do Benguí. Nos dias seguintes, cerca de 20 ações serão realizadas, incluindo palestras, lives, mesas de debate, rodas de conversa, interação lúdica destinada aos usuários dos serviços do Detran em Belém, nos diversos postos de atendimento, e também em Marabá e Santarém.
A programação inclui ainda ações externas para toda a população, entre elas, no dia 12, será realizada uma ação com abordagem educativa de condutores e passageiros, na Avenida Augusto Montenegro, em Belém. A avenida é campeã de violência no trânsito. Já no dia 15, pela manhã, com saída da Escadinha da Estação das Docas, ocorrerá a Caminhada Pela Paz no Trânsito, em parceria com as secretarias de governo, órgãos de segurança e parceiros da sociedade civil. No dia 21, das 17h às 19h, será a vez dos visitantes do Parque Urbano Belém Porto Futuro receber ações educativas de sensibilização alusivas ao tema do movimento.
O Maio Amarelo promovido pelo Detran encerra no dia 31 deste mês e terá a parceria de diversos órgãos e entidades, como o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, Sest Senat, Sesi, Sesc, Conselho Estadual de Trânsito, Polícias Rodoviárias Federal e Estadual, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Órgãos Executivos Municipais de Trânsito, Observatório Nacional de Segurança Viária, Associações de Ciclistas e Motociclistas, dentre outros. “Será uma grande mobilização, uma união de esforços para conscientizar todos os usuários do trânsito de que evitar acidentes não pode ser uma atitude só do condutor, mas da população em geral. Combater a violência na via precisa ser um compromisso de todos nós”, atenta a diretora geral do Detran, Renata Coelho.
Segundo ela, o Detran tem reforçado as ações ostensivas e educativas para tornar o trânsito do Pará mais seguro. A estatística mostra que os acidentes estão reduzindo a cada ano graças à intensificação das operações de fiscalização e também das ações educativas que ocorrem regularmente ao longo do ano em mais de 80 municípios desde 2019.